Ministério cadastra profissionais da saúde para combater coronavírus e clubes podem ceder colaboradores
Médicos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas e técnicos de radiologia estão na lista e podem ser convocados para trabalhar no SUS
- Matéria
- Mais Notícias
Nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde emitiu uma portaria que convoca obrigatoriamente 14 categorias dos profissionais da saúde para um cadastro, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus.
Com isso, todos os médicos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas e técnicos de radiologia, submetidos as conselhos de fiscalização das suas áreas, podem ser convocados.
A possibilidade de o Ministério da Saúde requisitar profissionais, garantido o pagamento posterior, está prevista na lei 13.979/2020, onde são tratadas medidas a serem adotadas durante a emergência de saúde pública causada pela pandemia.
De acordo com portaria publicada, os profissionais de saúde devem obrigatoriamente preencher um cadastro online do Ministério da Saúde e, também obrigatoriamente, fazer um curso à distância de capacitação ao combate do novo coronavírus. O profissional que não finalizar o cadastro e o curso de capacitação será reportado ao conselho federal de sua categoria.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias