A premiação da inédita Copa do Mundo Feminina da Espanha ficou marcada por um beijo na boca entre Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, e Jenni Hermoso, meio-campista da sua seleção. O momento gerou forte repercussão pelo mundo e foi considerado ''uma forma de violência sexual'' por Irene Montero, ministra da Igualdade no país.
- Não vamos supor que dar um beijo sem consentimento seja algo 'que acontece'. É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente, e que não podemos normalizar. É tarefa de toda a sociedade. Consentimento no centro. Só sim é sim -, se manifestou Irene nas redes sociais.
A ministra dos Direitos Sociais da Espanha, Ione Belarra, também se manifestou sobre o ocorrido e usou seu perfil para protestar contra a violência sexual contra a mulher.
- O que todas nós pensamos: se eles fizerem isso com toda a Espanha assistindo, o que eles não farão em particular? A violência sexual contra a mulher tem que acabar. Abraços às nossas campeãs! -, disse Belarra.
+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!
A deputada Martina Verlade Gómez, do Podemos, também não ficou calada e repudiou o ocorrido nas redes sociais. Ela definiu o beijo como ''uma de tantas situações incômodas e desagradáveis'' enfrentadas por mulheres.
- Quantos Rubiales tivemos que aturar ao longo de nossas vidas, quanta conivência já aguentamos de camaradas e machões que os encorajam e os defendem. Seus modos, seus gestos, suas tolices, como são familiares... tantas situações incômodas e desagradáveis. Nojo -, escreveu.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Jenni Hermoso demonstrou desconforto com o ocorrido durante uma live nas redes sociais com suas colegas de seleção: "Não gostei, né? Mas o que eu ia fazer?", questionou. Depois, a meio-campista concedeu uma entrevista ao 'AS', da Espanha, e botou panos quentes afirmando que o beijo foi um ''gesto totalmente espontâneo, pela alegria imensa que é a conquista de uma Copa do Mundo''.