Ministras da Espanha acusam presidente da Federação de Futebol do país de ‘violência sexual’ por beijo em jogadora

Ato do dirigente acontece em premiação do título da Copa do Mundo

Escrito por

A premiação da inédita Copa do Mundo Feminina da Espanha ficou marcada por um beijo na boca entre Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, e Jenni Hermoso, meio-campista da sua seleção. O momento gerou forte repercussão pelo mundo e foi considerado ''uma forma de violência sexual'' por Irene Montero, ministra da Igualdade no país.

- Não vamos supor que dar um beijo sem consentimento seja algo 'que acontece'. É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem diariamente, e que não podemos normalizar. É tarefa de toda a sociedade. Consentimento no centro. Só sim é sim -, se manifestou Irene nas redes sociais.

A ministra dos Direitos Sociais da Espanha, Ione Belarra, também se manifestou sobre o ocorrido e usou seu perfil para protestar contra a violência sexual contra a mulher.

- O que todas nós pensamos: se eles fizerem isso com toda a Espanha assistindo, o que eles não farão em particular? A violência sexual contra a mulher tem que acabar. Abraços às nossas campeãs! -, disse Belarra.

+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!

A deputada Martina Verlade Gómez, do Podemos, também não ficou calada e repudiou o ocorrido nas redes sociais. Ela definiu o beijo como ''uma de tantas situações incômodas e desagradáveis'' enfrentadas por mulheres.

- Quantos Rubiales tivemos que aturar ao longo de nossas vidas, quanta conivência já aguentamos de camaradas e machões que os encorajam e os defendem. Seus modos, seus gestos, suas tolices, como são familiares... tantas situações incômodas e desagradáveis. Nojo -, escreveu.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Jenni Hermoso demonstrou desconforto com o ocorrido durante uma live nas redes sociais com suas colegas de seleção: "Não gostei, né? Mas o que eu ia fazer?", questionou. Depois, a meio-campista concedeu uma entrevista ao 'AS', da Espanha, e botou panos quentes afirmando que o beijo foi um ''gesto totalmente espontâneo, pela alegria imensa que é a conquista de uma Copa do Mundo''.

Siga o Lance! no Google News