Morre Johan Neeskens, ídolo da seleção da Holanda, aos 73 anos
Ex-jogador fez parte do Carrossel Holandês nos anos 70
- Matéria
- Mais Notícias
Integrante do Carrossel Holandês nas Copas do Mundo de 1974 e 1978, o ex-meio-campista Johan Neeskens morreu, neste domingo (6), aos 73 anos. A federação holandesa de futebol anunciou o falecimento do jogador e se despediu do ídolo nesta segunda-feira. A causa da morte não foi divulgada.
Relacionadas
➡️ Manchester City comemora vitória sobre a Premier League em tribunal
- Estamos profundamente tristes com o falecimento repentino de Johan Neeskens. Para sempre um dos nossos maiores ícones. Descanse em paz, Johan - informou a federação holandesa.
Neeskens foi um dos pilares da Laranja Mecânica nos anos 70 e foi contemporâneo do xará Johan Cruyff. Ambos atuaram no Ajax - onde fez parte do time que ganhou a Champions League três vezes -, no Barcelona e na seleção, fazendo parte de uma das maiores revoluções táticas do futebol.
Johan Neeskens foi o vice-artilheiro da Copa do Mundo de 1974, ano em que a Holanda chegou na final, mas acabou perdendo para a Alemanha. Pela Holanda, o ex-jogador marcou 17 gols em 49 partidas.
Além das passagens nos clubes europeus, o holandês se transferiu aos Estados Unidos, onde atuou pelo New York Cosmos e outros clubes menores. Ele encerrou a carreira no futebol suíço, em 1991. Anos depois de sua aposentadoria, ele se tornou treinador, acumulando passagens como assistente na seleção da Austrália como auxiliar técnico do Barcelona em 2013.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias