Morre Washington Olivetto, um dos idealizadores da Democracia Corinthiana
Ícone da publicidade brasileira era torcedor fervoroso do Timão
Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, morreu neste domingo (13), ao 73 anos, por falência múltipla dos órgãos. Há 5 meses ele lutava contra complicações pulmonares em um hospital no Rio de Janeiro. Em vida, o comunicador, que era torcedor do Corinthians, revolucionou o meio publicitário e foi um dos criadores da Democracia Corinthiana. O movimento, criado no começo da década de 1980 dentro do clube paulista, envolvia jogadores como Sócrates, Casagrande e Wladimir, entre outros. As decisões sobre regras de concentração, contratações e liberdade para expressar opiniões políticas eram tomadas em conjunto através do voto igualitário entre todos os membros do grupo, fossem jogadores, técnico ou funcionários. Olivetto foi vice-presidente de marketing do clube nessa época.
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Com as obras criadas, Olivetto foi mundialmente conhecido e conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Além disso, ele também foi o único latino-americano a ganhar um Clio Awards em 2001. Campanhas publicitárias do casal Unibanco, o cachorrinho da Cofap, garoto Bombril e o primeiro sutiã, da Valisere, foram as de mais destaque na carreira dele.
Olivetto escreveu dois livros tendo o seu time de coração como tema. Em 2005, lançou "Corinthians - É Preto no Branco", onde conta sua paixão pelo clube como se narrasse a história a um amigo americano. Em 2009, escreveu "Corinthians x Os Outros", ficção em que o time imaginário do publicitário enfrentava 14 adversários também fictícios, como o Santos de Fausto Silva, o Palmeiras de José Serra, o o Fluminense de Jô Soares e o Flamengo de Jorge Ben Jor.
O sucesso fez com que o publicitário fosse homenageado na música brasileira pelo cantor Jorge Ben Jor. Conforme divulgado pelo próprio artista, ele foi inspiração para a criação das canções "Alô, alô, W / Brasil" e "Engenho de Dentro". As homenagens chegaram até o carnaval. Em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel coroou a carreira do publicitário em seu desfile, que abordou a história da publicidade brasileira.
Em uma última ação em vida, Olivetto criou durante a pandemia, em 2021, o podcast "W/Cast", em parceria com a HUB Mídia. Três anos após, o publicitário veio a falecer após sofrer uma falência múltipla dos órgãos após ter complicações pulmonares.
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