As chamas que tomaram conta do Museu Nacional no Rio de Janeiro, no último domingo, geraram uma enorme comoção na sociedade brasileira. Dentre as celebridades que se manifestaram sobre o incêndio, o atacante Neymar Jr foi um dos futebolistas a lamentar o episódio, que destruiu quase que completamente a primeira instituição científica do Brasil.
Por meio de sua conta no Instagram, o camisa 10 da Seleção Brasileira - que se prepara para dois amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, na sexta e na próxima terça - ressaltou a "tragédia" causada pelo fogo no histórico prédio do Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista.
- Que tristeza... O que aconteceu com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. É como se uma parte de mim, de cada um de nós, brasileiros, também tivesse sido queimada. Uma tragédia! - disse Neymar.
Além de lamentar o ocorrido, o atacante deu visibilidade a uma campanha levantada nas redes sociais, que visa preservar a memória do Museu Nacional. Um e-mail foi criado para coletar imagens e registros do acervo, que tinha cerca de 20 milhões de artefatos históricos.