O terceiro uniforme do Fluminense foi lançado nesta quarta-feira (11). A camisa em homenagem à Cartola, icônico sambista mangueirense e torcedor do clube das Laranjeiras, que completaria 115 anos hoje, causou uma grande polêmica pelo uso da imagem da esposa do cantor, dona Zica.
A pesar de serem a imagem da escola de samba da Mangueira, não pode se dizer o mesmo em relação ao clube de paixão. Cartola, apesar de ser tricolor, Dona Zica era flamenguista, o que causou revolta dos torcedores do Fluminense.
O vídeo promocional lançado pela Umbro, dois atores representam Cartola e Dona Zica em sua casa no Morro da Mangueira. Ao som do clássico samba "Corra e Olhe o Céu", o mangueirense aparece, na janela, ao lado da esposa, que veste a nova camisa verde e rosa do Fluminense.
Devido a essa imagem de Dona Zica, muitos acharam desrespeitoso com a memória dela, pelo fato de ser Rubro-Negra.
+ Fluminense lança terceiro uniforme em homenagem aos 115 anos de Cartola; confira
- Muito bonita a camisa, a homenagem e o vídeo, mas é um absurdo que um filme institucional coloque a Dona Zica da Mangueira, companheira de vida do Cartola e flamenguista roxa, como tricolor. É de um desrespeito à memória dela, sabe? - disse uma torcedora do Vasco, no X (antigo Twitter).
Mesmo com críticas, a maior parte de torcedores do Flamengo, alguns defendem a ação promocional, dizendo que se a pessoa é contra, é por puro clubismo.
Apesar do debate, a camisa já se tornou um sucesso e vendas, tendo alguns produtos já esgotados no site da loja oficial do clube. Além das cores da Mangueira e a letra da canção estampada na blusa, uma etiqueta exclusiva foi feita para a peça e fica localizada na barra da camisa. O selo traz um icônico desenho do artista com a camisa tricolor, cercado pelo nome “Mestre Cartola” em fonte estilizada.
Veja o vídeo promocional da terceira camisa do Fluminense: