‘Nova Globo’: demissões na emissora abrem espaço para jovens jornalistas na cobertura esportiva

Visando reduzir gastos, empresa manda embora profissionais renomados como Maurício Noriega e Cléber Machado

Escrito por

A “TV Globo” vem promovendo uma forte reformulação na equipe de jornalismo visando reduzir gastos, e o meio esportivo não passa ileso por essas mudanças. Só nesta quinta-feira, 18 profissionais foram demitidos pela empresa. Antes disso, nomes importantes como os narradores Cléber Machado e Jota Júnior também foram desligados. Dentro desse cenário, jornalistas jovens começaram a ganhar cada vez mais espaço na programação esportiva dos canais Globo.

A saída de nomes importantes visa “manter uma disciplina de custos”, como informou a própria Globo, mas a nova versão da emissora também aponta para uma busca maior por diversidade. A empresa continua apostando na contratação de profissionais mulheres em cargos antes ocupados apenas por homens, como os de narrador e comentarista de futebol. Jornalistas negros também estão começando a receber mais espaço, especialmente na programação do “SporTV”. Além disso, a Globo tem investido no rejuvenescimento da equipe de jornalismo. Profissionais na faixa dos 30 aos 40 anos têm recebido destaque dentro das atrações da emissora.

+ Globo vive semana de demissões: lembre nomes que deixaram o grupo desde 2022

Uma das “vítimas” da onda de demissões da Globo foi Maurício Noriega, contratado pela emissora em 2002 e uma das figuras mais renomadas do SporTV. Antes, outro nome de destaque, PVC, optou por deixar a emissora. As vagas deixadas pelos dois nos principais programas de debate do canal já foram ocupadas pela leva de novos profissionais. Nomes como Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno e Conrado Santana têm participado com frequência das mesas redondas do SporTV.

Conrado Santana, Marcos Luca Valentim e Pedro Moreno (Fotos: Reprodução/Instagram)

+ Cléber Machado manda recado para colega demitido da Globo

Nos últimos anos, alguns apresentadores conhecidos do SporTV também deixaram o Grupo Globo. Figurões como Marcelo Barreto e André Rizek continuam com prestígio na emissora, mas outros como Carlos Cereto e Janaína Xavier deixaram a empresa. Entretanto, essas vagas também já foram preenchidas por profissionais mais jovens: Luiz Teixeira é destaque na apresentação do “Tá On”, Mariana Fontes comanda o “SporTV News”, e Camila Carelli atua como apresentadora e comentarista em diferentes atrações. Karine Alves, antes apenas no canal fechado, agora exibe o bloco de São Paulo do “Esporte Espetacular” na TV aberta.

+ Globo explica demissão em massa no jornalismo esportivo: 'Compromisso com eficiência e evolução'

As mudanças também refletiram nas transmissões ao vivo. No ano passado, Ana Thais Matos se tornou a primeira mulher a comentar jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na televisão aberta. A comentarista Renata Mendonça também tem ganhado espaço nas exibições de jogos no SporTV.

A equipe de narradores foi uma das que sofreu mais impacto com as saídas da Globo. A emissora demitiu Cléber Machado logo após o fim do ciclo de Galvão Bueno na função. Agora, Luís Roberto passa a ser o principal locutor na televisão aberta, com Gustavo Villani, Renata Silveira e Everaldo Marques logo na sequência. No SporTV, Natália Lara é mais uma voz feminina nas transmissões esportivas.

A equipe de reportagem da Globo também sofreu a perda de alguns medalhões. Mauro Naves foi demitido em 2019, Tino Marcos saiu em 2021, André Hernan deixou a emissora no ano passado, e Régis Rosing fez parte da leva de demitidos desta quinta-feira. As saídas também abriram vaga para novas caras da emissora, como Débora Gares, ex-repórter da “ESPN”, e Gabriela Ribeiro. Ambas estiveram na cobertura da Copa do Mundo do Qatar.

Repórteres Débora Gares e Gabriela Ribeiro (Foto: Divulgação/TV Globo)

+ Cleber Machado revela justificativa de direção da Globo para demissão: 'Não tem nada a ver com você'

A Globo deu os primeiros passos na busca pela reformulação em diferentes setores do jornalismo. É provável que outros nomes, incluindo profissionais do meio esportivo, ainda sejam desligados, abrindo espaço para outros profissionais jovens da emissora. 

*Sob supervisão de Tadeu Rocha

Siga o Lance! no Google News