menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Presidente da CBF exalta Pelé durante o velório: ‘Sofria racismo calado e respondia com trabalho’

<span style="font-weight: normal;">Ednaldo Rodrigues se mostra contrário à aposentadoria da camisa 10 do Santos e na Seleção</span>

Velório Pelé
imagem cameraEdnaldo Rodrigues (à direita) observa o Rei do Futebol durante o velório na Vila (Fernando Roberto / LANCE!)
Avatar
Lance!
Santos (SP)
Dia 02/01/2023
12:21
Atualizado em 02/01/2023
13:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues marcou presença no velório de Pelé, na Vila Belmiro, estádio do Santos. O mandatário afirmou que não existirá outro atleta como o ex-jogador e destacou a importância do Rei do Futebol em temas como o racismo.

- Ele é único, não só pelo talento de ser um atleta completo, mas pela personalidade e dedicação às causas. Principalmente as que envolvem as questões sociais e com as crianças. É uma pessoa que sofria racismo calado, mas dava a resposta com trabalho. Isso perdura até hoje. Ele inspira cada um de nós, negros, a nos empoderarmos e dizermos que somos capazes e temos que ser respeitados. Treinava mais do que todos, procurava se aperfeiçoar mais do que todos. É o atleta de todos os séculos, nunca será substituído - disse Ednaldo.

+ Ex-companheiros e ídolos do Santos vão à Vila Belmiro se despedirem de Pelé

Ednaldo se mostrou contrário à aposentadoria da camisa 10 no Santos e na Seleção Brasileira. O dirigente afirmou que qualquer decisão de homenagem será feita após o período de luto, consultando especialistas e familiares do Rei.

- Minha opinião é que, por mais que as pessoas queiram aposentar a camisa 10, ela é uma instituição. O melhor atleta usa a 10. Qualquer time para dar essa camisa tem que ser um atleta com postura e dignidade não só dentro de campo. Respeito as opiniões contrárias, mas acho que todos os brasileiros e o mundo todo vão olhar a camisa 10 e dizer: Pelé - opinou.

- É um momento ainda muito frágil, de dor, em todos nós. É um momento que temos que ouvir pessoas, especialistas, principalmente nesse tipo de homenagem que fique para sempre e que não seja mudada. Tem que ser uma homenagem que seja da aceitação dos familiares de Pelé. Isso tem que ser respeitado. 

+ Presidente da Fifa pede estádios com o nome do Rei Pelé em todos os países do mundo

Pelé está sendo velado no gramado da Vila Belmiro desde às 10h da manhã desta segunda-feira. As homenagens se estenderão por 24 horas e o Rei do Futebol será enterrado nesta terça-feira, em um cemitério que fica nas proximidades do estádio. 

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias