Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi denunciado nesta terça-feira (22) por violência sexual após beijar a lateral Jenni Hermoso na boca durante a premiação da Copa do Mundo Feminina.
O presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol (Cenafe), Miguel Galán, foi o autor da denúncia. Segundo o site 'The Objective', ele pediu ao Conselho Superior de Esportes que seja aberta uma investigação contra Rubiales pelo beijo em Jenni Hermoso, que, para ele, foi um ato ''machista e intolerável no esporte''.
Em sua denúncia, Galán acusa Rubiales de ter infrigido a Lei nº 39/22 do esporte e aponta para um protocolo da Federação Espanhola que associa "beijo à força" como um "comportamento relacionado à violência sexual". O documento ratifica o ato como ''uma conduta inaceitável que levará a consequências imediatas".
+ Clube do vinho? Abel Braga DETONA jornalista em entrevista exclusiva para o Lance! Assista!
Miguel Galán afirma que cabe ao Conselho Superior de Esportes (CSD) transferir a denúncia para o Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) para, então, instaurar um processo.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
RELEMBRE O CASO
Jenni Hermoso foi beijada por Luis Rubiales enquanto cumprimentava as autoridades durante a entrega de medalhas das campeãs da Copa do Mundo Feminina 2023. O presidente a abraçou e na sequência segurou a cabeça da jogadora beijando-a na boca. O dirigente desculpou-se publicamente pelo ato na última segunda-feira (21), após a repercussão do caso.