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Primeiro ano de Neymar: líder de projetos da PUMA exalta ‘impacto muito positivo’ do brasileiro

Em um ano, marca alemã viu crescimento recorde nas redes sociais e amplo faturamento com produtos além do futebol

Neymar
Neymar anunciou o patrocínio com a PUMA em setembro de 2020 (Divulgação/Puma)

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O anúncio da parceria entre a PUMA e Neymar Jr, por meio da NR Sports, empresa responsável pela gestão de imagem e carreira do atleta brasileiro, completou um ano recentemente. Mesmo em meio a uma pandemia, a união fez a marca esportiva experimentar recordes nas redes sociais, crescimento orgânico em mídia espontânea e amplo faturamento com a venda de produtos.

O primeiro indicador de que a parceria seria benéfica para ambos apareceu logo nos primeiros dias após o anúncio da campanha “The King Is Back” (12 de setembro 2020), que trazia Neymar Jr calçando a icônica chuteira KING, usada anteriormente por Pelé, Maradona e Johan Cruyff. Em três dias a PUMA viu uma verdadeira explosão em suas redes como nunca antes.

O anúncio da entrada de Neymar Jr na família PUMA foi um recorde para empresa nos canais oficiais com novos seguidores, menções e muito engajamento. No total, os 44 canais sociais postaram sobre a parceria em quatro redes diferentes, obtendo 58,3 milhões de impressões e 2,95 milhões de engajamento no período de três dias (12 a 15 de setembro de 2020).

Bombando nas redes

“Decidimos usá-lo em todas as nossas redes sociais de diferentes categorias ao mesmo tempo e seus posts de anúncio foram os que mais engajaram em pelo menos seis, dos vários canais PUMA que temos no Instagram. Nos seis primeiros meses da parceria, ganhamos 500 mil novos seguidores na conta @PUMAFootball, no Instagram, e o Brasil se tornou nossa base de fãs número 1 na plataforma”, explicou Clément Lacour, líder de projetos especiais da PUMA com Neymar Jr.

Foi um crescimento de 13,5% em seis meses somente em um dos perfis citados. Chama atenção, no entanto a velocidade com que isso ocorreu. Com Neymar Jr a média de novos fãs no @PUMAFootball no Instagram foi de quase 84 mil por mês.

“Quando assinamos com Neymar Jr nós sabíamos que estávamos adicionando uma das pessoas mais famosas e seguidas no mundo e esse reflexo está muito claro em seu impacto”, acrescenta Lacour.

Novos consumidores

Rapidamente o número de novos seguidores se traduziu também em consumidores da marca. “Assinar com Neymar Jr causou um impacto muito positivo em nosso negócio, no geral”, explica o representante da PUMA. Lacour ainda acrescenta que os números têm ficado cada vez mais claros. “Particularmente, vimos um crescimento espetacular na França e tivemos muito sucesso no Brasil com a coleção (Future Z Brazil) que lançamos antes do início da última Copa América”, destaca.

Além do futebol

Mas se engana quem pensa que o engajamento dos produtos relacionados ao atleta parte apenas do futebol. Recentemente a PUMA lançou em colaboração com Neymar Jr, ou seja, o craque participou e opinou no desenvolvimento das peças, sua primeira coleção “LifeStyle”.

“Elas foram inspiradas nas cidades onde Neymar Jr cresceu (São Vicente e Santos) no Brasil e a recepção online e as vendas têm sido promissoras. Isso demonstra que o interesse por Neymar Jr vai além do campo de futebol e produtos de desempenho. Ele não é apenas um dos melhores jogadores do mundo, mas é um dos mais descolados e autênticos fora do campo por seu estilo de vida e as pessoas o admiram pelo seu lado ´fora de campo´”, disse Lacour.

Sócio presidente da NR Sports, Neymar da Silva Santos considera a parceria um divisor de águas para empresa. “Um ano passou muito rápido. As duas partes ganharam muito com essa parceria, o que nos deixa muito felizes e satisfeitos. O sentimento é que somos parte de uma mesma família. Temos construído grandes projetos juntos e vemos que as pessoas estão cada vez mais interessadas no que Neymar Jr e a PUMA estão fazendo e criando. Essa visibilidade traz um efeito muito positivo que atrai também outros atletas e personalidades como novos parceiros”, disse o empresário.

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