PVC e João Guilherme justificam saídas de Globo e ESPN
Jornalistas foram apresentados de maneira oficial pela 'Paramount' e estarão no streaming da Libertadores
O jornalista Paulo Vinicius Coelho (PVC) e o narrador João Guilherme foram apresentados pelo Paramount+, na manhã desta terça-feira. Os profissionais deixaram as emissoras Globo e ESPN, respectivamente, para ingressarem na plataforma de streaming. A dupla chega para a transmissão no Brasil da Taça Libertadores e da Copa Sul-Americana, com contratos de exclusividade para TV aberta e TV paga. Os profissionais falaram sobre as razões que os motivaram a tomarem essa decisão.
O principal fator para deixarem as mídias tradicionais foi a busca por novos desafios no jornalismo esportivo. Segundo PVC e João Guilherme, o futuro do esporte passa pela internet, e as plataformas de streaming surgem como novas oportunidades no mercado de trabalho.
+ SBT promove cortes: veja as movimentações da imprensa esportiva em 2023
- O streaming está na televisão, ele já é (um meio de comunicação) na verdade. Você acompanha no celular, no tablet, no computador e também na televisão. É uma forma que as pessoas estão descobrindo e, por vezes, acessando muito mais que os métodos mais antigos. Cada vez mais as mídias tradicionais estão na internet. Isso vai se popularizar, naturalizar e virar um hábito, assim como já foi com outros meios de comunicação - disse João Guilherme.
PVC, por sua vez, destacou um novo mercado que surge para os profissionais da imprensa esportiva e um olhar para o futuro da profissão e das competições esportivas.
- É importante ter mercado. A entrada da Paramount dá uma sensação para nós (jornalistas) que vamos voltar a crescer, voltar a ter mais lugares para trabalhar para muitos profissionais que precisam. É entender que tem uma valorização do jornalismo e de quem atua na área, temos que contar histórias (...) É ir atrás do novo - completa PVC.
Além da dupla, o narrador Nivaldo Prieto e a comentarista Alê Xavier chegam ao Paramount.
NOVA OPÇÃO DE TRANSMISSÃO
A plataforma se uniu a empresa LiveMode para a transmissão da Copa Libertadores no serviço de streaming. No ano passado, após uma intensa disputa nos bastidores, Disney e Paramount conseguiram os direitos de transmissão da Taça Libertadores. Durante reunião realizada nesta quinta-feira, ficou decidido que as plataformas exibirão a competição na TV paga.
É a primeira vez que a Paramount transmitirá a competição. O sucesso da Libertadores nos últimos anos e a relevância do torneio contribuíram para o interesse da empresa. Desde 2014, a Paramount está ativa no serviço de streaming.
*Estagiário, sob supervisão de Ricardo Guimarães