Repórteres da Globo teriam tomando uma bronca da direção da emissora por publicidades feitas através de redes sociais como Instagram. Segundo o portal "Notícias da TV", a empresa só permite que apresentadores, narradores e comentaristas façam esse tipo de conteúdo. Outro que tem permissão irrestrita é Galvão Bueno, que desde o início de 2023 tem obrigações pontuais com a emissora.
A bronca teria acontecido após um jornalista viajar e marcar o hotel onde ficou hospedado nos stories com um agradecimento, o que configuraria um benefício conhecido popularmente como "jabá". O profissional, no entanto, comprovou que pagou pela hospedagem e, por fim, recebeu apenas uma notificação.
O portal "Notícias da TV" divulgou ainda trechos de um comunicado interno assinado por Gustavo Maria, diretor de Redação do Esporte da Globo, no qual ele chama a atenção para a determinação da emissora.
- Queria reforçar com todos vocês repórteres um trecho dos Princípios Editoriais bastante esclarecedor sobre o cuidado que precisamos ter com as marcas nas redes sociais. Noto que muitos têm dúvidas. Infelizmente, diversas vezes só descobrimos essas dúvidas após uma postagem inadequada - disse o diretor, que compartilhou em seguida o trecho do manual que trata do tema:
- É imprescindível que o jornalista do Grupo Globo evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas etc. Isso também não deve acontecer em contas de terceiros, e o jornalista deve zelar para evitar tais ocorrências - finaliza.