Romário é internado: relembre problemas de saúde do ‘Baixinho’ nos últimos 12 anos
Ex-jogador apresentou melhora do quadro de infecção intestinal nas últimas 24 horas
- Matéria
- Mais Notícias
Após se sentir mal e precisar ser internado às pressas, na noite da última quinta-feira (13), Romário apresentou melhora do quadro de infecção intestinal nas últimas 24 horas. O estado de saúde do ex-jogador tem sido atualizado pela equipe médica do Hospital Barra D'Or, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Relacionadas
Este, no entanto, não é o primeiro problema de saúde que exige atenção de Romário. O Senador passou por pelo menos quatro situações clínicas nos últimos 12 anos, e o LANCE! relembra os principais casos envolvendo o ex-jogador.
DIABETES
Em 2011, Romário descobriu ser portador de diabetes tipo 2. Anos depois, o jogador se tornou alvo de polêmicas ao se dizer curado do diagnóstico após uma cirurgia bariátrica ''bem-sucedida''. Falaremos adiante.
HÉRNIA DE DISCO
Em agosto de 2013, Romário precisou ser operado devido à uma hérnia de disco lombar. O procedimento de cerca de seis horas foi realizado no Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília, e à época o boletim informou que "a microcirurgia transcorreu sem intercorrências e alcaçou seus objetivos".
A opereação foi realizada duas semanas depois de uma cirurgia no pé e infiltração lombar.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
BARIATRICA
A operação mais polêmica de Romário ocorreu em 2016, que tinha como intuito controlar o diabtes. A técnica utilizada na bariatrica do ex-jogador causou debate não só pelo resultado, mas pela falta de autorização do Conselho Federal de Medicina.
O procedimento realizado por Romário é chamado gastrectomia vertical com interposição ileal, que consiste em reduzir o estômago e reposicionar parte do intestino. Quando foi realizado, em 2016, estava em fase de testes e não era autorizada. Existia alerta sobre a complexidade a complicações para o paciente no pós-operatório.
Anos depois, o físico de Romário ainda era pauta nas principais mídias do país e causava preocupação em admiradores. A magreza, uma das consequências da operação, chamava atenção e era relacionada a novos problemas de saúde. Em 2022, o Senador se manifestou sobre o tema.
- Fala, galera! Hoje é Dia Mundial da Saúde e eu aproveitei pra entrar nessa #trend. Em 2011, eu me descobri diabético e desde então travei uma batalha contra a doença. Em 2016, decidi realizar uma cirurgia para controlar a diabetes e ter mais qualidade de vida. Hoje, 11 anos depois do diagnóstico e 6 anos depois da cirurgia, me sinto muitíssimo bem e minhas fotos não me deixam mentir. O objetivo da cirurgia que eu fiz, não era ficar magro. Era controlar a diabetes. Afinal, magreza nem sempre quer dizer saúde. Mas, graças ao Papai do Céu que abençoou as escolhas que eu fiz, deu tudo certo e hoje eu sou um cara muito mais saudável e feliz -, escreveu nas redes sociais.
+ Transforme qualquer TV em Smart e assista aos jogos do seu time do coração quando quiser!
VESÍCULA
Romário foi submetido a um procedimento cirúrgico de urgência em setembro de 2021. O ex-jogador foi internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul, Rio de Janeiro, para retirar a vesícula após sentir fortes dores.
Apesar do susto, Romário recebeu alta no dia seguinte e se recuperou em casa, com familiares. À época o atleta, com 55 anos, definiu a dor como algo ''horrível'' como ''nunca havia sentido antes''.
A cirurgia de retirada, chamada de colecistectomia, feita por Romário, é indicada em casos como cálculos renais, inflamação, câncer ou presença de pólipos no órgão. A vesícula não é fundamental para sobrevivência e é possível viver sem, assim como o apêndice.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias