Não é bom o clima entre parte dos funcionários do Esporte da Rede Globo. Isto porque, em meio à pandemia de coronavírus, o "SporTV" lançou o "Faixa Especial", de 2h horas de duração de segunda a domingo, para aproveitar a maior audiência televisiva durante o surto de COVID-19. A criação do programa requisitou 35 funcionários. A apesar do rodízio em escala, a medida aumenta a aglomeração de pessoas nas dependências do canal.
Desta forma, muitos estão "apavorados", diz a carta dos funcionários enviadas à chefia, divulgada primeiramente pelo portal "UOL" e à qual o LANCE! também teve acesso. Os empregados temem contrair a doença e contagiar outros dentro e fora do ambiente do trabalho, já que, segundo a carta, há quem viva com pessoas do grupo de risco, como idosos acima de 65 anos, pais diabéticos, hipertensos ou com doenças cardiovasculares.
A programação da Globo tem sido adaptada desde a eclosão do novo coronavírus. O canal cancelou a gravação de novelas, além de programas como "Mais Você", "Fora de Hora", "Se Joga", além do "Globo Esporte", retirou plateias de "Domingão do Faustão" e "BBB", e ampliou a cobertura jornalística. Apesar dos 35 funcionários mobilizados para a produção do "Faixa Especial", a empresa diminuiu o contingente de outras áreas e liberou sistema de home office, especialmente entre os setores de conteúdo digital.
Veja a carta dos funcionários:
Muitos profissionais do Esporte do Grupo Globo estão APAVORADOS.
Grande parte dos funcionários que trabalham na redação, editores, produtores, editores de imagem, moram com pessoas do grupo de risco como idosos acima de 65 anos, pais diabéticos, hipertensos ou com doenças cardiovasculares e estão sendo recrutados para trabalharem em outras áreas ou para produzir um programa especial, o FAIXA ESPECIAL, simplesmente para manter e aproveitar a audiência de quem está sendo obrigado a ficar em casa.
Esta semana funcionários que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para o COVID19 foram liberados. O problema é que antes de serem liberados, estiveram trabalhando na redação e em contato com muitos que ainda estão sendo escalados para trabalhar nesse absurdo de "programação especial".
Em um momento em que a maioria das grandes empresas no mundo está consciente e priorizando a saúde de seus funcionários e familiares, a Globo corre na contramão e opta por expor seus colaboradores do Esporte. Tudo em nome da audiência.