Taça das Favelas terá Série B no Rio e em São Paulo
Maior campeonato de futebol entre favelas do mundo terá ainda mais equipes neste ano<br>
A Taça das Favelas, torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela, terá mais uma novidade neste ano. O torneio terá uma Série B no Rio de Janeiro em São Paulo, tal qual o Brasileirão e outras grandes ligas.
O maior campeonato de futebol entre favelas do mundo é disputado no Rio de Janeiro há 11 anos e em São Paulo desde 2019. Agora, ambas as praças terão a sua Série B, começando já neste mês de fevereiro.
- É mais um grande passo na expansão do nosso projeto, que além de ocupar um espaço ainda maior no calendário do futebol nacional, dá oportunidade para ainda mais jovens de favelas e periferias desses estados, que sempre será o nosso maior propósito - explicou Elaine Caccavo, CEO da InFavela, produtora oficial da competição.
No Rio de Janeiro, o sorteio já acontece neste sábado, dia 11 de fevereiro, na sede da CUFA, no Viaduto de Madureira. Os jogos acontecem na Arena Taça das Favelas, em Realengo, começando no próximo dia 25 de fevereiro. Em São Paulo, as datas ainda estão para serem confirmadas.
Só no Rio de Janeiro, a Taça das Favelas mobiliza anualmente 96 mil jovens moradores desses territórios. Em 2022, teve como campeãs o Sapo de Camará, no feminino, e o Muquiço, masculino, em finais transmitidas ao vivo pela TV Globo. Em São Paulo, os títulos ficaram com Paraisópolis, no feminino, e Jardim Ibirapuera, no masculino.
Também em 2022, a Taça das Favelas teve a sua primeira edição nacional, disputada em São Paulo, com a seleção do Rio de Janeiro vencendo a edição feminina, e a de São Paulo, na categoria masculina, também com transmissão ao vivo da Globo, nas decisões.