O tema da homossexualidade ainda é tabu no mundo do futebol. Com muitos jogadores se assumindo gays após se aposentarem, apenas dois atletas em atividade expuseram publicamente que são homossexuais.
O checo Jakub Jankto e o australiano Josh Cavallo são os únicos jogadores em atividade que se assumiram gays. O lateral australiano foi o primeiro a falar abertamente sobre o assunto. Em outubro de 2021, Josh postou um vídeo em suas redes sociais em que se assumia homossexual. O lateral atua no Adelaide United, time de seu país natal.
- Eu espero que compartilhando quem eu sou, eu possa mostrar a outros que se identificam como LGBTQ+ que eles são bem-vindos na comunidade do futebol - afirmou Josh em seu vídeo.
+ Ana Moser sobre demissão do Ministério do Esporte: ‘tristeza e consternação’
No mês de fevereiro deste ano, Jakub Jankto também postou um vídeo em suas redes sociais expondo sua orientação sexual. A revelação do checo repercutiu bastante, já que o atleta foi o primeiro jogador de seleção a se assumir gay durante seu período como profissional. Jakub recebeu apoio de diversos clubes no mundo. O meia atua no Cagliari, da Itália.