Trabalhadores-torcedores: como os funcionários do Fifa Fan Fest acompanham os jogos da Seleção?
Evento na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reúne milhares de brasileiros
O "Fifa Fan Fest" reuniu, nesta segunda-feira, milhares de torcedores na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para ver o duelo entre Brasil e Coréia do Sul pela Copa do Mundo. Para um festival tão grande acontecer, não é necessário só que o público compareça, mas também o esforço de muitos trabalhadores.
Como a maioria dos brasileiros, os funcionários do festival são apaixonados pela Seleção Brasileira. Mas, diferentemente de muitos, eles precisam trabalhar durante as partidas da Copa e não podem se concentrar apenas na torcida. Ainda assim, eles fazem o possível para acompanhar as exibições da Seleção Brasileira.
+ Classificação e festa: as imagens da torcida do Brasil na FIFA Fan Fest de Copacabana
Os seguranças talvez sejam aqueles que têm mais dificuldade para ver os jogos. Os funcionários que executam essa função precisam ficar de costas para os três telões que exibem as partidas, de modo que possam olhar atentamente a movimentação dos torcedores. Mas é a partir dela que o flamenguista Maurício, um dos responsáveis pela segurança do evento, consegue acompanhar o resultado da partida.
- Você sente a vibração nos lances pelos gritos. O serviço é esse, a gente trabalha com atenção total e torcendo quando pode. Dá para fazer parte do evento, você vê os rostos, as expressões dos torcedores - contou ao LANCE!.
+ Fifa Fan Fest reúne torcedores brasileiros dentro e fora do evento no Rio de Janeiro
Quem também trabalha incansavelmente durante a exibição dos jogos são os funcionários da limpeza. Eles precisam catar as várias latinhas e garrafas jogadas na areia pelos torcedores.
- Dá para acompanhar um pouco (do jogo). A gente fica aqui tirando o lixo, às vezes dá uma olhada nos lances perigosos, volta a trabalhar e assim vai - falou Wesley, um dos responsáveis pela limpeza do Fan Fest.
E se tem jogo da Seleção Brasileira, é claro que tem cerveja. No festival, o público pode comprar sua bebida com os caixas que circulam pela praia e depois precisa retirá-la nos bares, que ficam nas laterais do espaço.
+ Xande de Pilares enaltece Neymar e afirma: 'Brasileiro tem que torcer por brasileiro'
Um dos atendentes desses bares é Hygor, vascaíno e fanático por futebol. Ele contou que precisa trabalhar durante os jogos para seu sustento, mas sente que também é uma forma de participar da festa.
- Dá para ver um pouquinho (dos jogos). Eu vou pela vibração da galera, a energia é surreal. Até para a gente que está trabalhando é bom sentir essa adrenalina assim - disse.
Já Ana Paula, uma das caixas do Fan Fest, relatou que consegue acompanhar e torcer pela Seleção sem problemas.
- Para a gente é super tranquilo, a gente consegue trabalhar, assistir ao jogo, atender às pessoas e se divertir. Dá para vibrar, gritar, reclamar, chorar - afirmou a funcionária.
Os funcionários apaixonados pela Seleção puderam comemorar uma vitória por 4 a 1 convincente nesta segunda-feira. Na próxima sexta-feira, o Fifa Fan Fest acontece novamente na Praia de Copacabana e exibe o duelo entre Brasil e Croácia, pelas quartas de final da Copa.