menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Veja as súmulas dos jogos do Brasileirão suspeitos de manipulação

Seis partidas do Campeonato Brasileiro de 2022 estão sendo investigadas pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO)

Arte  Operação Penalidade Máxima II
Investigação iniciada em Goiás descobriu partidas suspeitas na Série A (Arte: João Henrique Borges/LANCE!)

Escrito por

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) anunciou, nesta terça-feira, os seis jogos da Série A do Brasileirão de 2022 que estão sendo investigados por manipulação na Operação Penalidade Máxima II. O órgão também identificou a oferta, com valores entre R$70 mil e R$100 mil, recebida pelos atletas para influenciarem em eventos dessas partidas. 

Os seis jogos suspeitos destacados pelo MP-GO foram Palmeiras 2 x 1 Juventude, Santos 1 x 1 Avaí, Red Bull Bragantino 1 x 4 América-MG, Goiás 1 x 0 Juventude, Cuiabá 1 x 1 Palmeiras e Botafogo 3 x 0 Santos. O LANCE! analisou a súmula de todas essas partidas e traz os detalhes abaixo.

+ Jogos da Série A sob investigação: listamos os maiores escândalos envolvendo ações em campo

Palmeiras 2 x 1 Juventude (10/09/2022 - 26ª rodada do Brasileirão):
de acordo com o MP-GO, um jogador do Juventude foi assediado para tomar cartão amarelo durante o jogo contra o Palmeiras. A súmula da partida aponta que foram punidos dessa forma dois jogadores da equipe gaúcha: Moraes (por dar uma rasteira no adversário aos 27 minutos da segunda etapa) e Jádson (por segurar o adversário de forma acintosa aos 33 minutos do primeiro tempo).

Atualmente, Moraes defende o Atlético-GO. O clube confirmou que o atleta é um dos investigados pela Operação Penalidade Máxima II e afastou o lateral-esquerdo como forma de preservar o jogador e o time.

Para ver a súmula da partida na íntegra, clique aqui.

Operação Penalidade Máxima II - Súmula - Palmeiras 2 x 1 Juventude (10/09/2022 - 26ª rodada do Brasileirão)
Súmula de Palmeiras x Juventude (Foto: Reprodução/CBF)

Santos 1 x 1 Avaí (05/11/2022 - 36ª rodada do Brasileirão): o MP-GO informou que um jogador do Santos foi assediado para tomar cartão amarelo no duelo com o Avaí. A súmula do jogo mostra que três jogadores receberam amarelo na ocasião: Rodrigo Fernández (por cometer uma falta tática aos 3 minutos da segunda etapa), Luiz Felipe (por cometer uma falta tática aos 22 minutos do segundo tempo) e Vinicius Zanocelo (por reclamar com a arbitragem nos acréscimos da segunda etapa).

Para ver a súmula da partida na íntegra, clique aqui.

Operação Penalidade Máxima II - Súmula - Santos 1 x 1 Avaí (05/11/2022 - 36ª rodada do Brasileirão)
Súmula de Santos x Avaí (Foto: Reprodução/CBF)

Red Bull Bragantino 1 x 4 América-MG (05/11/2022 - 36ª rodada do Brasileirão): o MP-GO relatou que um jogador do Bragantino foi assediado para tomar cartão amarelo antes de enfrentar o América. Segundo a súmula, cinco atletas da equipe paulista foram punidos com amarelo no confronto: Kevin Lomónaco (por dar uma rasteira aos 23 minutos da primeira etapa), Raul (por golpear o adversário aos 35 minutos do primeiro tempo), Luan Candido (por cometer uma falta tática aos 41 minutos da primeira etapa), Artur (por segurar o adversário aos 43 minutos do primeiro tempo), Aderlan (por golpear o adversário nos acréscimos da primeira etapa) e Werik Popó (por dar uma rasteira no adversário nos acréscimos do primeiro tempo).

O LANCE! confirmou, como publicado inicialmente pelo "ge", que o argentino Kevin Lomónaco é um dos investigados da operação. O jogador foi afastado pelo Bragantino.

Para ver a súmula da partida na íntegra, clique aqui.

Operação Penalidade Máxima II - Súmula - Red Bull Bragantino 1 x 4 América - MG (05/11/2022 - 36ª rodada do Brasileirão)
Súmula de Bragantino x América - MG (Foto: Reprodução/CBF)

Goiás 1 x 0 Juventude (05/11/2022 - 36ª rodada do Brasileirão): a investigação do MP-GO concluiu que dois jogadores do Juventude foram assediados para tomar cartões amarelos contra o Goiás. Seis atletas do clube foram punidos desta forma durante o jogo: Paulo Miranda (por reclamação aos 4 minutos do primeiro tempo), Moraes (por cometer uma falta tática aos 4 minutos da primeira etapa), Felipe Pires (por retardar o início do jogo aos 34 minutos do primeiro tempo), César (por reclamar da arbitragem aos 36 minutos da segunda etapa), Vitor Gabriel (por reclamar da arbitragem aos 37 minutos da segunda etapa) e Jean Carlos (por uma entrada temerária aos 41 minutos da primeira etapa).

Para ver a súmula da partida na íntegra, clique aqui.

Operação Penalidade Máxima II - Súmula - Goiás 1 x 0 Juventude (05/11/2022 - 36ª rodada do Brasileirão)
Súmula de Goiás x Juventude (Foto: Reprodução/CBF)

Cuiabá 1 x 1 Palmeiras (06/11/2022 - 36ª rodada do Brasileirão): segundo o MP-GO, um jogador do Cuiabá foi assediado para tomar cartão amarelo no enfrentamento com o Palmeiras. Dois atletas do time mato-grossense foram advertidos nessa partida: André Luis (por golpear um adversário aos 17 minutos da segunda etapa) e Marllon (por dar uma rasteira no adversário aos 39 minutos do primeiro tempo).

Para ver a súmula da partida na íntegra, clique aqui.

Operação Penalidade Máxima II - Súmula - Cuiabá 1 x 1 Palmeiras (06/11/202da do Brasileirão)2 - 36ª roda
Súmula de Cuiabá x Palmeiras (Foto: Reprodução/CBF)

Botafogo 3 x 0 Santos (10/11/2022 - 37ª rodada do Brasileirão): o MP-GO afirmou que um jogador do Santos foi assediado para tomar cartão vermelho no jogo contra o Botafogo. Já depois do apito final da partida, o zagueiro santista Eduardo Bauermann foi expulso por "dirigir palavras hostis contra a arbitragem".

O defensor informou à diretoria do Santos que é um dos atletas investigados pela operação. No entanto, Bauermann nega ter aceitado a oferta para interferir na partida.

Para ver a súmula da partida na íntegra, clique aqui.

Operação Penalidade Máxima II - Botafogo 3 x 0 Santos (10/11/2022 - 37ª rodada do Brasileirão)
Súmula de Botafogo x Santos (Foto: Reprodução/CBF)

+ Após investigação do MP-GO, CPI da manipulação de jogos avança na Câmara dos Deputados

A investigação do Ministério Público de Goiás identificou que ofertas para que os atletas interferissem nessas partidas foram enviadas por um grupo criminoso. Entretanto, é importante ressaltar que o órgão não confirmou se todos os jogadores efetivamente aceitaram receber dinheiro em troca de executar os pedidos de manipulação.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter