Zico fecha parceria e entra na luta pelo meio ambiente: ‘Buscar orientar de maneira positiva’
Ex-jogador e ídolo do Flamengo é o novo porta-voz da VeganNation e fará campanhas pela conscientização da luta pelo meio-ambiente
Com o passar dos anos, a luta pela preservação do meio-ambiente ganha cada vez mais aliados importantes e de renome internacional para uma causa tão importante e relevante nos dias atuais. Nomes que são fundamentais não só na difusão de informações sobre as causas, mas pela influência que pode ser gerada em outras pessoas.
Agora, quem está na luta pela preservação do meio-ambiente é o maior ídolo da história do Flamengo. Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico. O 'Galinho de Quintino' fechou uma parceria com a marca VeganNation para ser o porta-voz oficial da plataforma ao redor do planeta, se juntando a nomes como os pentacampeões Cafu e Edmilson.
Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Zico explicou como surgiu a oportunidade de representar a marca no posto de porta-voz, se mostrando bastante engajado na missão de espalhar conhecimento sobre as ações das pessoas no dia a dia e os impactos que geram ao meio-ambiente.
- A oportunidade surgiu a partir da minha vivência em vários países, a percepção em relação a preocupação de cada um deles quanto ao meio ambiente apesar das diferentes culturas. O fato de podermos colocar para as pessoas a importância do peso de efetuar no dia a dia ações sustentáveis. É preciso que as pessoas entendam que você não pode pensar nunca em um, mas pensar em milhões que fazem isso. Aqui no Brasil, por exemplo, a questão das queimadas nas florestas. A gente procurar usar o nome em prol de algo sério para tentar engajar o público de alguma maneira. Sempre buscar orientar de maneira positiva. Esse é meu objetivo -, afirmou.
A VeganNation é uma plataforma que tem o objetivo promover ações de políticas ecológicas progressivas e significativas no mundo do esporte. Atualmente no cargo de diretor de futebol do Kashima Antlers, Zico vê de perto as ações do país para preservar o meio ambiente, afirmando que o povo japonês é muito conscientizado sobre a causa e isso falta aos brasileiros.
- Lá no Japão a gente vê inúmeras ações do tipo. O lixo lá tem sempre sua coleta de forma seletiva. Além disso, a conscientização das pessoas é um passo fundamental neste processo. Nós tivemos um exemplo aqui na Copa do Mundo no Brasil, onde eles deram o exemplo limpando as arquibancadas, os vestiários. Parece até que não teve jogo ali. As pessoas já são conscientizadas, jogadores, diretores, os envolvidos como um todo. É uma diferença que ainda precisamos entender aqui -, explicou.
Em relação ao Brasil, Zico explicou que enxerga uma falta de políticas sérias sobre o tema, colocando em dúvida a seriedade das pessoas envolvidas no assunto para desenvolver um trabalho correto.
- Falta um pouco de campanhas sérias onde pessoas sérias possam trabalhar juntos. Nós vemos tantas coisas acontecerem que você acaba ficando na dúvida se a pessoa quer de fato desenvolver um trabalho sério. A grande maioria quer apenas usar a sua imagem para tirar proveito ou receber algo em troca. Não há uma intenção positiva por trás. Quando a ação se mostra séria, todo mundo abraça. Mas você tem que abraçar esse tipo de causa no dia a dia. Esse é o grande barato da coisa -, criticou.
Até pela ausência de difusão sobre o tema da preservação do meio ambiente, o ex-jogador afirmou que a educação é fundamental, desde a formação do indivíduo, para propagar tais conhecimentos sobre a questão.
- Sem dúvidas. Não existe uma educação adequada em relação a questão desde o início da formação dela como um membro social. A questão educacional é fundamental. Garanto que quando o brasileiro viaja ele não faz lá fora o que faz aqui. É uma questão dos meios de comunicação fazerem campanha, as personalidades, as empresas.
Nós temos muito problemas internos que mal conseguimos resolver (cita a dengue, infecções hospitalares), como vamos lidar com o coronavírus, por exemplo? O cara vai e pega uma verba enorme para fazer campanha enquanto os hospitais e outras coisas mais importantes ficam a desejar. Um processo de melhoria nesta situação passa, sem dúvidas, por uma reflexão no processo de formação do cidadão -, afirmou.
Como uma figura de enorme influência na sociedade esportiva, principalmente no futebol, Zico enxerga que falta uma transmissão de conhecimento por parte dos especialistas aos esportistas para que a mensagem de preservação do meio ambiente seja melhor divulgada.
- As pessoas que estudaram e entendem sobre o assunto precisam informar de que forma o futebol pode ajudar nisso. Nós temos que ser informados sobre o que a população precisa fazer, o que as pessoas do futebol precisam fazer, assim como as demais áreas da sociedade. Não fazer de qualquer maneira, da sua cabeça ou da forma que você ache certo. Tem muita gente que invade área sem ter conhecimento. Temos que ter nossa irreverência, nossa alegria, mas tem hora que temos que tratar com seriedade os assuntos que necessitam de tal -, finalizou.
A Vegannation está construindo uma plataforma tecnológica e financeira para apoiar os valores sustentáveis em organizações brasileiras e também pelo mundo. A empresa identificou que o esporte pode maximizar os esforços para aumentar a conscientização sobre sustentabilidade. No futebol, a marca já patrocinou clubes como o Vasco, Paysandu e Remo.