O Fortaleza Esporte Clube tem uma trajetória de ascensão ímpar no futebol nacional. Do sofrimento da Série C à final da Copa Sul-Americana, o Tricolor de Aço estabeleceu um projeto esportivo sólido, se consolidou como potência regional e, agora, luta por uma conquista continental.
+ Donos da casa! Aposte R$100 e lucre mais de R$580 com jogos de Santos e Vasco pelo Brasileirão
Para alcançar tal façanha, o Leão, liderado por Juan Pablo Vojvoda, venceu nove jogos na competição, empatou dois e perdeu apenas um, com 27 gols marcados (melhor ataque) e nove sofridos.
Além do comandante, nomes como Caio Alexandre, Tinga, Yago Pikachu e Marinho foram fundamentais para garantir o sucesso do clube na temporada. Confira os principais personagens do "Laion" na trajetória até a final da Sula.
YAGO PIKACHU
Emprestado ao Fortaleza até o final do ano, Yago Pikachu é o jogador do Leão com mais participações em gols na Sul-Americana 2023. Com três tentos e três assistências, o ala foi fundamental durante toda a competição e marcou no confronto de volta diante do Corinthians, disputado no Castelão, que garantiu a classificação à final do torneio.
MARINHO
Contratado em junho após rescindir seu vínculo com o Flamengo, Marinho tornou-se um dos jogadores mais decisivos do elenco na Sula. Com participações em gols em todas as partidas disputadas, o camisa 12 balançou as redes duas vezes e distribuiu duas assistências em quatro jogos - todos válidos pela fase eliminatória da competição.
TINGA
Capitão do Fortaleza, Tinga chegou ao clube em janeiro de 2018, após breve passagem pelo Bahia. Com uma trajetória de sucesso, o jogador já levantou nove taças com a camisa Tricolor e busca agora sua primeira conquista internacional.
Presente nos momentos cruciais, o zagueiro contribuiu com duas assistências na eliminatória contra o América-MG, pelas quartas de final, e marcou contra o Corinthians, na partida de volta da semi.
CAIO ALEXANDRE
Emprestado ao Leão pelo Vancouver Whitecaps, do Canadá, Caio Alexandre é um dos homens de confiança de Vojvoda. Apesar de não ter participado com gols ou assistências nesta edição da Copa Sul-Americana, o jogador apresenta ótima visão de jogo e dita o ritmo do meio-campo, além de liderar a segunda linha de marcação da equipe.
JUAN PABLO VOJVODA
Principal responsável pelo momento vitorioso do Fortaleza, Vojvoda chegou ao clube em 2021. O treinador argentino herdou o trabalho de sucesso deixado por Rogério Ceni e deu continuidade ao projeto esportivo, mas, aos poucos, foi implementando sua visão de futebol na equipe.
Dono do segundo trabalho mais longevo do Brasil, atrás apenas de Abel Ferreira, do Palmeiras, o treinador elevou a instituição de patamar, conquistou uma vaga inédita na fase de grupos da Libertadores (2022) e busca garantir o primeiro título continental da história do Fortaleza.