IAQ: Jimmy Garappolo e o sistema ofensivo dos 49ers são destaques na semana 1 da NFL
Equipe californiana impressionou em jardas obtidas após a recepção logo na semana inaugural da liga de futebol americano
- Matéria
- Mais Notícias
Tal como foi ao longo de toda temporada 2020, o Índice de Auxílio ao Quarterback, criado por Rafael Kutter, retorna, em 2021, ao Lance! após a semana 1 da NFL. Na primeira semana, já se destaca algo que foi rotineiramente notado na temporada passada. O sistema de Kyle Shanahan, e a característica dos jogadores escolhidos pelo San Francisco 49ers, privilegiam as jardas após a recepção.
Jimmy Garappolo, que estreou com vitória pelos Niners em 2021 sobre o Detroit Lions, aparece em uma solitária primeira colocação no quesito jardas depois da recepção por passe completo. São cerca de onze jardas por passe, duas jardas a mais que Kyler Murray, do Arizona Cardinals, que vem na segunda colocação.
Na primeira semana da NFL, como é normal, os drops não assustaram muitos quarterbacks. Oito dos 32 que entraram em campo, inclusive, viram seus recebedores pegarem todas as bolas recepcionáveis lançadas em sua direção. A tendência é, contudo, ao longo das 17 semanas da liga esses números serem bem diferentes e darem uma noção maior de quais recebedores têm auxiliado mais seus quarterbacks.
O que é o IAQ
Através de estatísticas de passes dropados (que são possíveis de recepção, mas o recebedor deixa cair), tentativas de passe e jardas conquistadas após a recepção - todas coletadas no site norte-americano Pro Football Reference -, Rafael definiu como os atletas no entorno de um quarterback estavam auxiliando a obter um bom desempenho na NFL.
Ou seja, para cada lançamento possível de ser recebido, foi avaliado se o recebedor deixou a bola cair e quantas jardas ele percorreu após ter a bola em sua mão, contribuindo, assim, para aumentar estatísticas do quarterback e auxiliar nas vitórias.
Claro que há outros dados não contemplados na estatística, como jardas distantes do marcador ao percorrer uma rota – aumentando assim a janela de lançamento do quarterback - ou análises mais subjetivas, como leitura de um recebedor para determinada cobertura. Mas o gráfico tende a dar uma ideia de quais quarterbacks estão melhores assistidos por seu time ofensivo na NFL.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias