Larissa Pereira, da Portuguesa Avengers, é eleita a melhor jogadora do FABR em 2022
Linebacker da Lusa foi eleita a melhor atleta pelo perfil do Instagram Mapa do FABR
O Perfil do Instagram Mapa do FABR elaborou um ranking com as 50 melhores jogadoras da temporada 2022 do futebol americano nacional. A lista é dominada por Curitiba Silverhawks (20) e Portuguesa Avengers (19), que foram as melhores equipes da modalidade no ano passado.
O ranking é encabeçado pela linebacker Larissa Pereira, da Portuguesa Avengers. A jogadora é um dos pilares defensivos do time e ganhou o MVP de defesa do Brasileirão da CBFA. No ano passado, Larissa Pereira somou 46 tackles (média de 9 tackles por jogo), 2,5 sacks e 1 safety.
A QB Sol Oliveira, também da Portuguesa Avengers, vem logo depois. A quarterback teve grande temporada em 2022, com cinco passes para touchdowns além de ter feito seis TDs corridos.
Na terceira posição aparece a linebacker Amanda Janate, do Curitiba Silverhawks. A defensora do time paranaense teve 30 tackles, 4 tackles for loss, 2 fumles forçados e 1 interceptação na temporada 2022. Na quarta posição, a running back Andresa Hotsumi teve uma das temporadas mais dominantes do FABR. Ela foi eleita MVP da Liga BFA.
O top 5 das melhores jogadoras do FABR é fechado com a linha ofensiva Biga Rapetti, do Curitiba Silverhawks.
Em um vídeo postado nas redes sociais, o idealizador do Mapa do FABR, Filipi Junio, explicou como o Top 50 das jogadoras foi elaborado e destacou o auxílio de uma especialista no futebol americano feminino brasileiro.
- Foram apenas quatro times jogando, dois campeonatos e isso fez ter um número reduzido de jogos. Por isso, consegui rever todas as partidas e fiz anotações de todas as jogadas além de anotar outras estatísticas que não tinha. Trouxe a Bizelli, bastante conhecida do futebol feminino, como minha consultora. Ela me ajudou a abrir a mente em algumas questões que não estava pensando sobre o FA feminino e isso mudou muito o meu ranking final. Acho que ficou bem legal – afirmou.
- No geral, analisei todos os jogos, peguei as melhores jogadoras de cada time, separei por posição e isso foi o início do rankeamento. A partir deste ranking por posições, comecei a organizar o Top 50. É igual ao draft. Na posição 1, temos todos os jogadores disponíveis e partimos do princípio de quem é o melhor QB, linebacker ou wide receiver e qual dessas vou escolher. E o ranking é muito subjetivo. É uma escolha minha, apesar da Bizelli ter ajudado muito. Foi o primeiro trabalho deste tipo que fiz com o feminino e estou muito feliz com o resultado – completou.
'A Valinor Conteúdo entrou em contato com Larissa Pereira que demonstrou surpresa com o reconhecimento, especialmente, por atuar em atuar em uma posição responsável por impedir a pontuação das adversárias.
- Estou sem acreditar até agora! Minha expectativa era estar no top 5, mas ser a primeira, realmente, não esperava. Primeiro porque tem muita atleta sensacional nesse esporte e que se destacaram muito em 2022 e segundo por ser da defesa, geralmente jogadoras do ataque se destacam mais por pontuarem mais. Apesar de o ranking ser algo subjetivo e formado por opiniões pessoais dos envolvidos, me sinto lisonjeada em estar nesta posição. Destaco que jamais conseguiria essa posição sem meu time, com tantas atletas boas que me forçam a ser melhor em todos os treinos e as pessoas que me apoiam e estão comigo diariamente, construindo minha carreira de atleta – Salientou.
No próximo sábado (4/2), o Mapa do FABR começa a divulgação do Top 100 dos jogadores do FABR masculino.
Confira a lista completa do Mapa do FABR:
Lista 1 a 5
Lista 6 a 10
Lista 11 a 20
Lista 21 a 30
Lista 31 a 40
Lista 41 a 50