Após a derrota no Super Bowl LV, para o Tampa Bay Buccaneers, em 7 de fevereiro, foi anunciado que Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, passaria por uma cirurgia no dedo do pé. O procedimento foi para reparar uma lesão sofrida em janeiro na placa plantar do dedo, que funciona como um estabilizador da articulação. Isso talvez você já sabia, tendo lido aqui no L! sobre. Mas saiba que a lesão também pode atingir você, especialmente se praticar corrida na rua.
> Mock Draft 5.0 - Chiefs reforçam a linha ofensiva com tackle de Notre Dame
A ruptura da placa plantar é uma lesão que pode ocorrer nos praticantes de corrida, sejam amadores ou profissionais, em razão do uso excessivo da região ou da utilização de calçados não apropriados para a prática de atividade física. O problema, porém, vai além de práticas esportivas, estando associado também ao uso rotineiro de calçados de salto alto, com bico e sola fina, sobretudo nas pessoas que apresentam joanete, conforme explica o presidente da ABTPé (Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé), José Antonio Veiga Sanhudo.
- A deformidade, associada ao uso de calçados inadequados, sobrecarregam a região do antepé onde encontra-se a placa plantar, favorecendo o desenvolvimento da lesão – disse o especialista.
A dor e o inchaço próximos à base do dedo, frequentemente associados a um desvio do mesmo, são sugestivos desta lesão tão comum. Uma vez que a lesão tenha se desenvolvido, uma simples caminhada pode se tornar difícil. Ao perceber qualquer alteração, o recomendado é procurar um especialista em medicina e cirurgia do pé, para diagnóstico correto e indicação do tratamento mais adequado. Mas a opção de uma cirurgia para correção do problema, tal qual Patrick Mahomes, só acontece em último caso.
- Cirurgia é indicada nos casos em que pacientes apresentam limitação das suas atividades corriqueiras e/ou esportivas por dor ou dificuldade para calçar, decorrente da deformidade adquirida – explica Sanhudo.