A presença de Cam Newton como quarterback de New England Patriots revitalizou o jogo corrido da equipe. Os Pats lideram a NFL em jardas conquistadas pelo chão, com 534, após três jogos, com 105 tentativas de corridas até o momento.
O ataque liderado por Cam Newton tem conquistado 5.1 jardas por corrida em média. A quinta melhor marca da NFL em 2020, atrás apenas do Minnesota Viking, 6.0, Baltimore Ravens, 5.7, Los Angeles Rams, 5.5, e Cleveland Browns, 5.2. Para efeito de comparação, em 2019, com Tom Brady como QB, New England teve apenas 3.8 jardas por corrida, sétima pior marca da temporada passada. Aliás, em toda era Tom Brady, os Patriots nunca tiveram média de jardas por corrida acima de 4.6 jardas.
Com Newton recebendo snaps, Josh McDaniels, coordenador ofensivo, e Bill Belichick, treinador, liberam a sua criatividade e tem colocado em conflito as defesas. Os Pats já chamaram jogadas de read option – com Newton lendo a ação de um jogador da defesa e decidindo se entrega a bola para o running back ou corre com ela -, inverted veer – semelhante ao read option, mas com o running back correndo pelo flanco e o QB correndo pelo meio da linha ofensiva -, power read – semelhante ao read option, mas com um guard fazendo o pull e somando forças no bloqueio no “lado forte” - , quarterback draw – linha ofensiva e quarterback indicam uma jogada de passe na primeira ação da jogada, mas o desenho é de uma corrida, tentando pegar a defesa desprevenida -, entre outras.
É pelo chão também que os Patriots estão pontuando. Até o momento são sete touchdowns corridos, a melhor marca de toda a NFL. Cam Newton foi responsável por quatros destes TDs, o running back Rex Burkhead tem dois touchdowns e Sony Mitchell anotou um. Através de passe, New England marcou apenas dois TDs.