O Las Vegas Raiders visita o Los Angeles Chargers nesta segunda-feira (4), em partida que encerra a Semana 4 da temporada regular da National Football League. Os Raiders vêm embalados em busca de manter a viva invencibilidade. Os Chargers, por sua vez, também vêm de uma grande vitória contra os poderosíssimos Chiefs de Patrick Mahomes na semana passada e procuram embolar a tabela da AFC Oeste: com uma vitória, três times se igualam em 3-1, mas LA assume a ponta no desempate. O Monday Night Football desta rodada começa às 21h15 e promete ser um jogaço.
Invencível até que se prove o contrário
Las Vegas é a única franquia invicta na Conferência Americana chegando nesta partida, já que Denver perdeu sua primeira partida no domingo. Antes do início da Semana 4, o quarterback Derek Carr liderava a NFL em jardas passadas com folga, com 1203, sendo um dos grandes responsáveis pelo sucesso da equipe comandada por Jon Gruden. A evolução da defesa até aqui tem colaborado bastante para o sucesso do time do estado de Nevada: em 2020, foram a 3ª pior da NFL em pontos cedidos por partida (29,9). Com 24 pontos cedidos por jogo, a unidade, agora comandada por Gus Bradley (ex-coordenador dos Chargers até o ano passado, e de Seattle até 2012), está no meio do ranking (15º).
O ponto mais preocupante no time dos Raiders até aqui é a baixa eficiência do jogo terrestre: 3,4 jardas por carregada colocam o time entre os cinco piores da liga. A possível ausência do running back Josh Jacobs pode ferir ainda mais esse ataque, que contou com Kenyan Drake e Peyton Barber no backfield na semana 3. O retorno de Jacobs ainda é um mistério, porém: o RB voltou a treinar de maneira limitada nesta semana, mas sua presença no jogo será uma decisão de última hora. A defesa terrestre de LV também não é um ponto forte: cedendo 4,8 jardas por carregada, está em 29º na NFL.
Uma vitória que vale a liderança
O LA Chargers vive um ótimo momento na liga. Com duas vitórias em três jogos, venceram o poderoso Kansas City Chiefs na semana passada em uma excelente performance ofensiva. Justin Herbert, em seu segundo ano na liga, vem confirmando as fortes expectativas que gerou após uma explosiva temporada de calouro, e prova ser o futuro da franquia. O único revés da equipe na temporada foi contra os Cowboys na Semana 2: na derrota por três pontos, o time de Los Angeles foi punido por um erro de um field goal trivial no primeiro tempo, e esses pontos foram exatamente a diferença ao fim da partida. As vitórias, porém, também foram apertadas, sinal de que o ataque ainda tem condições de evitar erros bobos que podem custar mais jogos. A secundária, com Derwin James saudável e o comando do novo head coach Brandon Staley, segue se mostrando uma força: com 201,7 jardas aéreas cedidas por partida, a defesa de LA é a 7ª melhor da liga.
A ausência de Kenneth Murray, que se machucou durante os treinos no último sábado (2), preocupa, porém. O linebacker deve ficar ao menos três semanas no departamento médico (já que foi colocado hoje na injury reserve) e é desfalque no MNF. Assim como Vegas, as fraquezas dos Chargers estão em ambos os lados da bola no jogo terrestre. Com 3,7 jardas por carregada, o ataque corrido da equipe figura entre as 10 piores da liga, e as assustadoras 5,8 jardas cedidas por corrida na defesa são a pior marca da NFL após três jogos. Vale mencionar, entretanto, que parte do gameplan de Los Angeles na semana passada era esvaziar o box, convidar a corrida e tirar a bola das mãos de Patrick Mahomes, então a tendência é que essa média diminua no lado defensivo. Os Chiefs correram com eficiência, mas produziram pouco no total. Contra Vegas as coisas devem mudar.
Aposta
Segundo o Power Football Index, da ESPN dos Estados Unidos, o Los Angeles Chargers é favorito com 60,0% de chance de vitória, enquanto o Las Vegas Raiders tem 39,7%. Os 0,3% restantes ficam para a possibilidade de empate.
Ficha do jogo
Los Angeles Chargers x Las Vegas Raiders
MNF da Semana 4 da NFL
Data: Segunda (4) às 21h15
Local: SoFi Stadium, em Inglewood, CA
Onde ver: ESPN e Gamepass da NFL