Rondonópolis Hawks vai disputar a Liga BFA e Brasileirão da CBFA também terá novos participantes
Campeonato promovido pela CBFA tem como novidade a inclusão do RFA Academy, do Rio de Janeiro
Os campeonatos nacionais de futebol americano no Brasil estão anunciando as novidades para as disputas que estão programadas para acontecer no segundo semestre. A Liga Brasileira de Futebol Americano (Liga BFA) anunciou um novo participante além de fechar as equipes das Conferências Nordeste e Sul, enquanto o Brasileirão da CBFA já confirmou seis times para a Divisão Elite (D1).
Assim como o Cruzeiro FA, o Rondonópolis Hawks é outro time a trocar o Brasileirão da CBFA para ir para a Liga BFA. O time mato-grossense vai integrar a Conferência Nordeste que, no ano passado, contou com Sorriso Hornets, Tubarões do Cerrado e Cuiabá Arsenal.
Recentemente, o Rondonópolis Hawks acertou a chegada do treinador norte-americano Corey Jones. Além disso, o time mato-grossense recrutou dois jogadores do Santa Cruz Pirates para a temporada 2023 do FABR. Chegam do time pernambucano o defensive back João Pedro e o wide receiver Michael Alvez.
O Rondonópolis Hawks também acertou a renovação de um dos destaques do time nos últimos anos, o quarterback Guilherme Zanchin. Na temporada passada, o QB distribuiu 14 passes para TDs e terminou no Top 5 no quesito no Brasileirão da CBFA.
Na temporada passada, o Rondonópolis Hawks disputou o Brasileirão da CBFA e chegou aos playoffs da competição nacional. O time mato-grossense foi eliminado em um jogo duríssimo contra o Guarulho Rhynos.
Brasileirão da CBFA
A CBFA já anunciou quatro times para a 2º edição do Brasileirão da CBFA. A grande novidade é o Rio Football Acabemy (RFA), que foi campeão carioca do ano passado e vai disputar o primeiro campeonato nacional. Além deles, já foram confirmados Coritiba Crocodiles (atual campeão), Rio Preto Weilers (semifinalista do ano passado) e Juiz de Fora Imperadores (campeão da D2 do ano passado). A competição também confirmou dois destaques da temporada passada: Guarulhos Rhynos (semifinalista) e Brown Spiders (eliminado nas quartas de final pelo Rio Preto Weilers).
Além disso, alguns times que deixaram a Conferência Sul da BFA também devem integrar a divisão de acesso do Brasileirão da CBFA.