A 1º edição do Campeonato Sul-Americano de Flag Football 5x5 nas categorias masculina e feminina será disputado neste final de semana em Itapecerica da Serra. A cerimônia de abertura da competição acontecerá a partir das 20h desta sexta-feira (2/12) e os jogos acontecerão no sábado (3/12) e domingo (4/12).
O torneio contará com oito equipes, sendo as seleções do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil no masculino, e as seleções da Argentina, Colômbia, Chile e Brasil no feminino. Os países participantes são os membros da International Federation of American Football (IFAF), na América do Sul.
Vale destacar, que no último torneio mundial de Flag, disputado em Israel no ano passado, o Brasil participou com ambas seleções (feminina e masculina). Foi a quinta participação da seleção feminina, que obteve resultado histórico ficando em quarto lugar na competição e carimbou vaga para participar dos Jogos Mundiais em Birmingham, no Alabama, em julho deste ano. Já a seleção masculina ficou em 17º lugar na competição realizada no Oriente Médio.
O que é o flag football
O flag footbal é uma modalidade derivada do futebol americano, mas que não possui contato físico entre os atletas. Nas partidas, os atletas levam as fitas amarradas nas cinturas, e o objetivo principal é retirar as bandeiras (Flag no Inglês) do adversário. Essa ação simula o tackle da NFL e significa o fim de uma jogada. Contudo, é importante ressaltar que o impacto físico e a força utilizada pelos jogadores de futebol americano para bloquear os ataques não existem no flag.
A expectativa é que o flag football faça parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2028 que serão realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. A NFL ratificou apoio à Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) para alcançar esse objetivo.