menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Provável escolha 2 do Draft, Zach Wilson tem familiar conexão com Brasil

Tios do quarterback são empreendedores no Brasil e seu avô morou boa parte da sua vida no país

zach wilson byu
(BYU Football)

Escrito por

Tal como a velocidade dos seus lançamentos, Zach Wilson subiu posições no Draft 2021 como um foguete, após espetacular campanha na temporada 2020 do College Football liderando BYU. O quarterback é apontado como a segunda escolha do Draft, que acontece a partir desta quinta-feira (29), e terá a missão de mudar o destino do New York Jets, franquia que tem decepcionado nos últimos anos na NFL.

A história em campo muito já foi discutida durante as semanas que antecedem o Draft, o que você, talvez, não conheça é que no extracampo Wilson tem uma familiar conexão com o Brasil.

O avô de Wilson, Gary Neeleman é, há 18 anos, cônsul honorário do Brasil, responsável por auxiliar cerca de 20 mil brasileiros que vivem na região conhecida como Intermountain West nos Estados Unidos. Ele também viveu boa parte da sua vida no Brasil, em São Paulo, construindo sua carreira como jornalista por aqui, com três dos seus sete filhos tendo nascido no Brasil. Um deles é David Neeleman, tio de Zach Wilson, e que falaremos logo mais abaixo. A família Neeleman também já recebeu dezenas de intercambistas brasileiros e o contato com os filhos e, agora, netos era comum, como explica o próprio Gary em texto publicado no site de BYU. Inclusive, português é a segunda língua da família de Wilson.

- Nossas crianças amam o Brasil e sua história. Eles ficaram conectados com o Brasil através da gente. E agora já estamos na terceira geração. Eles falam português, nós todos fazemos piadas ou contamos histórias em português. Eles amam a América Latina.

Ou seja, Zach Wilson concedendo uma entrevista com, ao menos, algumas palavras em português não é algo inimaginável.

Os tios de Zach e o Brasil

A família de Wilson é repleta de empresários bem-sucedidos, a começar pelo seu avô Gary, que citamos nos parágrafos acima, que construiu grande legado no jornalismo na América Latina e Mundo. Mas David Neeleman, tio de Zach Wilson, é um nome que se destaca no clã.

David, que nasceu no Brasil, é dono da Azul Linhas Aéreas no Brasil e tem uma fortuna estimada em 400 milhões de dólares (R$2.180 bilhões). O empresário também é dono da Jetblue, nos Estados Unidos, e outras empresas ao redor do mundo.

Mark Neeleman, outro tio de Zach Wilson, vive no Brasil até hoje, residindo em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Co-fundador da Azul Linhas Aéreas, Mark investe seus esforços mais recentemente em uma empresa de suprimento de bambu, acreditando que a matéria-prima vá substituir a madeiras nos próximos anos.

A escolha por BYU

Zach Wilson cresceu numa família repleta de fãs da faculdade de Utah no College Football, com muitos deles tendo passado sua vida universitária nos corredores dos Utes. E BYU é a maior rivalidade no estado. No entanto, no recrutamento, a sonhada oferta por atuar pela faculdade do coração nunca veio. Wilson havia decidido ir para Boise State, em Idaho, para continuar sua carreira no futebol americano. No entanto, a proximidade de casa e uma agressiva oferta de última hora feita por Kalani Stake, head coach de BYU, fez o garoto e sua família mudarem de ideia e de lado, o levando a aceitar a bolsa dos Cougars, o que se provou uma perfeita decisão três anos depois.

Wilson foi titular desde sua primeira temporada, atuando em 30 partidas por BYU, com o melhor ano acontecendo em 2020 – somando onze vitórias e somente uma derrota. Agora, Zach Wilson vai, provavelmente, ouvir seu nome na segunda escolha do Draft e ser responsável por guiar o New York Jets a dias melhores na NFL.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter