50 anos de Rivaldo! Relembre cinco grandes feitos da carreira do craque
Ex-jogador completa 50 anos nesta terça-feira e teve uma carreira brilhante no futebol
Um dos principais jogadores da história do futebol brasileiro está de aniversário. Nesta terça-feira, dia 19 de abril, Rivaldo completa 50 anos de idade, com inúmeros títulos coletivos e individuais, gols marcantes e passagens memoráveis por grandes clubes. LANCE! relembra cinco grandes momentos da carreira do craque.
'VIRA CASACA' E TÍTULO BRASILEIRO
Após deixar o futebol pernambucano rumo ao Mogi Mirim, Rivaldo foi contratado por empréstimo junto ao Corinthians em 1993. Após um Brasileirão de destaque com 11 gols, o craque foi contratado por ninguém menos do que o rival Palmeiras em 94. E a chegada de Rivaldo foi impactante, sendo o vice-artilheiro da competição, que terminou com o título para a equipe alviverde. Curiosamente, a final do Brasileirão foi justamente contra o Corinthians, onde o jogador marcou dois gols na vitória por 3 a 1 na ida, e deixou o seu também na volta, no empate em 1 a 1.
IDA AO BARCELONA E INÍCIO DE TRAJETÓRIA VITORIOSA
Após deixar o Palmeiras rumo ao Deportivo La Coruña em 1996, Rivaldo foi contratado pelo Barcelona em 1997 por 30 milhões de euros e começava ali o auge da carreira do craque brasileiro. Rivaldo foi bicampeão espanhol pelo clube catalão e conquistou a Copa do Rei.
DESTAQUE NA COPA DO MUNDO DE 1998
De fora da convocação para a Copa de 1994, Rivaldo foi figurinha presente no álbum da Seleção Brasileira para 1998 e foi um dos grandes nomes da equipe na competição. Com três gols na trajetória que terminou no vice-campeonato brasileiro, Rivaldo teve atuação de gala no duelo de quartas de finais contra a Dinamarca quando o Brasil venceu por 3 a 2, com dois gols do craque.
MELHOR JOGADOR DO MUNDO
Em dezembro de 1999, Rivaldo é eleito pela Fifa como Melhor Jogador do Mundo após vencer o Campeonato Espanhol com 24 gols marcados na competição e conquistar a Copa América como artilheiro e melhor jogador do torneio.
CAMPEÃO DO MUNDO!
Se o título da Copa do Mundo bateu na trave em 98, em 2002 a história foi completamente diferente. Rivaldo chegou ao Mundial como um dos craques da Seleção ao lado de Ronaldo e Ronaldinho e foi quem mais se destacou ao longo da competição. O camisa 10 foi decisivo durante a campanha do Brasil na Copa, com cinco gols marcados e foi eleito o segundo melhor jogador do torneio, atrás apenas do goleiro Oliver Kahn, da Alemanha.