Em entrevista ao jornal espanhol “As”, a agente de Erling Haaland, Rafaela Pimenta comentou sobre a cláusula de rescisão que pode dar direito a um clube de contratar o jogador norueguês. Ela não respondeu especificamente qual seria o valor, mas disse que de acordo com o modus operandi dos contratos, todos os jogadores possuem tal chave para saída.
A agente também disse como gosta de tratar as negociações de seus atletas e que faz de tudo para não interferir e dar total liberdade de decisão aos jogadores que agencia.
+ Confira as notícias do mercado da bola no vaivém do L!
- Sou a favor da liberdade. É a minha batalha. Sempre digo que uma das minhas prioridades como agente é oferecer ao jogador o que chamo de 'a chave da porta'. Quando o jogador vai a um clube, faço de tudo para criar as condições para que a chave da porta esteja nas mãos dele. E se amanhã você não aguentar mais estar lá porque não gosta, ou não lhe pagam bem, ou porque sua mulher quer morar em Paris? Bem, você está indo embora, não está? Não gosto quando meu jogador não tem liberdade para decidir.
A agente também falou, mais baseada em suas sensações, o valor que acredita que Haaland teria e levou em conta o seu tamanho construído e seu potencial que pode ainda alcançar no futuro, caso mantenha as médias que vem tendo.
- Haaland vale 1 bilhão. Talvez ninguém vá pagar isso, mas é o potencial que ele tem quando chega em um clube. Com ele vêm fãs, gols, resultados esportivos, profissionalismo, conteúdo digital, notoriedade, patrocinadores... Se você juntar tudo isso, seu valor é um agregado de muitas coisas. Mas o preço de um jogador de futebol é definido por um clube. Sei que ninguém vai pagar 700 milhões por um jogador, mas tenho a certeza que o valor que o Erling acrescenta quando chega a um clube é imenso, pelo menos 1 bilhão - completou.
Segundo uma reportagem do 'The Athletic", há uma cláusula no contrato de Haaland avaliada entre 180 e 200 milhões de euros. O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, a multa de rescisão só vale apenas para clubes de fora da Premier League.