Altitude de 4 mil metros em estádio boliviano gera reclamações: ‘Um campo imbatível’
Bolívia mudou de estádio para a disputa das Eliminatórias
- Matéria
- Mais Notícias
Na última quinta-feira (5), a Bolívia venceu a Venezuela por 4 a 0, em jogo válido pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O jogo foi realizado no Municipal de El Alto, o segundo estádio mais alto do mundo.
Relacionadas
Hernando Siles
A Bolívia mudou sua casa para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Anteriormente, a seleção disputava partidas no Hernando Siles, estádio com 3.6 mil metros acima do nível do mar. Localizado em La Paz em meio à Cordilheira dos Andes, o estádio é a casa dos principais clubes da capital, Bolívar e The Strongest.
O estádio ficou impedido de receber jogos internacionais em 2007 por determinação da Fifa, que proibiu a realização de jogos com altitude superior a 3 mil metros. Menos de um ano depois, a entidade voltou atrás e suspendeu a proibição.
➡️ Uruguai e Paraguai empatam, no último jogo de Suárez pela Celeste
Municipal de El Alto
A partir da sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a Bolívia passa a mandar seus jogos no Municipal de El Alto, localizado na cidade de mesmo nome. Assim, ocorre uma mudança 550 metros nos jogos realizados no país.
A Bolívia contou com a aprovação da Conmebol para aumentar esse aspecto a seu favor com a mudança. Além disso, o número de vagas sul-americanas para a Copa do Mundo aumentou de cinco para sete. La Verde não participa de uma Copa do Mundo há 30 anos.
Estádios com mais altitude na América do Sul:
- Daniel Alcides Carrión – Cerro de Pasco – 4.738 m
- Municipal de El Alto – El Alto – 4.090 m
- Víctor Agustín Ugarte – Potosí – 3.967 m
- Guillermo Briceño Rosamedina – Juliaca – 3.825 m
- Jesús Bermúdez – Oruro – 3.735 m
- Hernando Siles – La Paz – 3.637 m
➡️ Gol perdido por Vitor Roque em amistoso da Seleção sub-20 choca internautas: ‘Patético’
Adversários na altitude
A altitude que foi disputada a partida contra o Venezuela no “estádio mais alto do mundo” também abre uma reclamação que pode chegar à Fifa. Alí Cañas, ex-jogador e técnico venezuelano, foi um dos que levantou a voz para reclamar deste aspecto.
- Devido a um problema médico não se pode jogar a esta altura, a qualquer momento algo de mau pode acontecer a um jogador e lamentaremos. É um campo imbatível. - disse Cañas.
A No cenário do futebol de clubes, a altitude do futebol boliviano costuma ser um local inóspito para times brasileiros. Na Libertadores deste ano, o técnico Tite sofreu com problemas decorrentes da altitude de La Paz e foi internado.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias