menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Argentina de fora da Copa América? Possível punição não seria inédita

Fifa puniu três países, recentemente, pelo motivo de interferência política

Argentina x Honduras - Lionel Messi sai de campo com dores
imagem camera(Foto: AFP)
Avatar
Lance!
Buenos Aires (ARG)
Dia 31/05/2016
13:23
Atualizado em 31/05/2016
13:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

Baseado no artigo 10 da lei 22.315, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, decidiu intervir na Associação de Futebol Argentino (AFA) na última segunda-feira e, como punição, pode ver a seleção local e o Boca Juniors serem excluídos de suas respectivas competições continentais.

Apesar da lei citada acima permitir o governo se envolver em qualquer instituição civil e Macri alegar que tomou a decisão devido a graves irregularidades administrativas, a Fifa tem prevista em seu regulamento a capacidade de punir - até com exclusões - a seleção e clubes de um país.

continua após a publicidade

Caso a AFA seja punida, não será um episódio inédito no futebol mundial. Recentemente, a Indonésia, o Kuwait e o Benin foram suspensos pelo mesmo motivo: intervenções políticas em suas respectivas federações de futebol.

O último caso foi no Kuwait, que já foi punido duas vezes (a primeira em 2007). Em outubro do ano passado, o país asiático foi suspenso, a princípio por tempo indeterminado, e a seleção e os clubes ficaram proibidos de participarem de competições internacionais.

Na ocasião, foi anunciado pela entidade que a suspensão só chegaria ao fim caso a federação e as agremiações "fossem capazes de realizar suas atividades e obrigações de maneira independente". 

Kuwait
Torcedor do Kuwait: país asiático já foi punido duas vezes por intervenções políticas (Foto: Pornchai Kittiwongsaku/AFP)

Entenda melhor o caso

A Inspeção Geral de Justiça (IGJ), entidade independente e estatal da justiça argentina, adiou as eleições da AFA, que aconteceriam em 30 de junho e devem agora acontecer em 90 dias. A IGJ nomeou duas pessoas com poder de decisão na federação de futebol do país por causa de recentes irregularidades denunciadas contra cartolas do e da crise institucional e econômica da AFA.

O comitê executivo da AFA vai se reunir nesta terça para definir as atitudes que serão tomadas após a intervenção do presidente Mauricio Macri.

- O comitê decidirá se as atividades do futebol serão suspensas e se a seleção retorna dos Estados Unidos - afirmou Damián Dupelliet, secretário-geral da AFA, à rádio "La Red". 

continua após a publicidade
Riquelme e Macri
Macri presidiu o Boca durante 12 anos - de 1995 a 2007 (Foto: AFP)

Atualmente, Luis Segura está comandando provisoriamente a federação argentina. Rumores dão conta que o principal motivo da insatisfação de Mauricio Macri seja a possibilidade da entidade local ser assumida por Hugo Moyano ou Claudio "Chiqui", já que ambos não contam com a confiança de Macri.

Daniel Angelici, por sua vez, é dirigente do Boca, está na briga pela presidência da AFA e conta com o apoio de Macri, que se popularizou na Argentina muito devido ao longo período que presidiu o Boca.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias