Atlético de Madrid não deve fazer guarda de honra para o Real; saiba da onde a surgiu a tradição
Capitães do time colchonero indicam que não vão seguir tradição para homenagear o campeão espanhol, em respeito à torcida
Um dos gestos mais tradicionais do futebol europeu não deverá ser feito na Espanha, pelo menos, pelo Atlético de Madrid. Jogadores do clube da Capital espanhola deram a entender que não vão fazer a guarda de honra,, que no país é chamado de "pasillo", para homenagear o Real Madrid, que se sagrou campeão nacional no último sábado. As duas equipes se enfrentam no próximo dia 8.
#
Um dos capitães do time, o uruguaio Jose Maria Gimenez deu pistas sobre o assunto, que vem sendo discutido ao longo dos últimos dias em Madri.
-Parabenizamos o Real Madrid pelo título, mas respeitamos a nossa torcida - disse o uruguaio.
O goleiro e capitão Jan Oblak foi mais direto ao assunto e disse que não gosta do gesto, dando ainda mais a entender que a equipe se negará a fazê-lo:
+Veja a tabela do Campeonato Espanhol
- Como capitão, não gosto nem de dar e nem de receber a guarda de honra.
O QUE É A GUARDA DE HONRA?
O gesto é muito comum para homenagear equipes que foram campeãs nacionais, na partida seguinte ao título. Os jogadores montam um corredor para aplaudir a entrada em campo dos adversários campeões. No ano passado, o Manchester City recebeu tais homenagens por ter vencido a Premier League.
O Barcelona também fez para o Real Madrid em 2008, quando os merengues foram campeões espanhóis. Muito se comenta que os jogadores do Atlético não receberam a homenagem depois de ganharem a liga nacional em 2014, na Supercopa, no primeiro jogo após o título.