menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Barça faz cerimônia para chegada de maquete do Nou Camp Nou

Projeto definitivo da nova casa do Barcelona já está na Catalunha

Maquete do Nou Camp Nou
imagem cameraMaquete do Nou Camp Nou (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
Barcelona (ESP)
Dia 21/04/2016
09:51
Atualizado em 21/04/2016
12:02

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com a crise dentro de campo amenizada após a goleada por 8 a 0 sobre o La Coruña nesta quarta-feira, o Barcelona aproveitou o dia seguinte para fazer a cerimônia de apresentação do novo Camp Nou com um ar mais leve. Em parceria com a Nikken Sekkei + Pascual-Ausió Arquitectes, vencedores do concurso do projeto que vai dar vida ao estádio, a futura casa do Barça foi mostrada, com a presença de astros como Iniesta, Messi, Mascherano e Busquets. A maquete chegou do Japão, onde fica o estúdio vencedor, em 20 caixas, e o patrocinador vai bancar parte das obras.

continua após a publicidade

- O clube dá um passo muito importante em sua história. Um estádio assim é uma grandíssima notícia para todos. Cada um poderá desfrutar do estádio de uma forma diferente. Eu, jogando? Não jogando... - brincou Iniesta, lembrando que o Nou Camp Nou ficará pronto apenas em 2021/22.

Durante a cerimônia, Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, falou da importância de fazer essa ampla reforma do Camp Nou. Ele lembrou que a antiga estrutura resistiu o máximo de tempo possível, mas que chegou a hora de mudar.


- Faz 66 anos do primeiro referendo para a construção do Camp Nou atual. O estádio envelheceu. Foi o melhor estádio do mundo, mas já não é. O Camp Nou atual já não se pode melhorar. Cerca de 40% do estádio não foi tocado desde a sua inauguração - disse o dirigente:

- Os jogadores terão a melhor instalação para jogar futebol. Barcelona e (o bairro) Les Corts aproveitarão de um espaço aberto, novo. Será um novo ícone de Barcelona. É um projeto do Barça e um motor econômico para a cidade.

continua após a publicidade

Jordi Moix, responsável pelo "Espai Barça", garantiu que não será necessário o time sair de casa durante as obras. A intenção é que ele esteja completamente remodelado para a temporada 2021/22. Mas, em alguns momentos, a capacidade será reduzida.

- Queríamos um estádio mais democrático e aumentar os serviços. Não vamos fazer fachadas, nossa melhor característica é abrir o melhor do campo ao exterior. Não deixaremos de jogar nenhuma partida aqui - disse.

Segundo o comunicado do clube, o projeto se destaca por ser aberto, elegante, sereno, atemporal, mediterrâneo e democrático. A intenção inicial também era de manter a identidade de um estádio emblemático. O Nou Camp Nou vai poder receber até 105 mil pessoas.

É ainda provável que o Barcelona acabe vendendo os naming rights. Não foi divulgado o preço da reforma, mas é possível que a negociação aconteça em breve. A Qatar Airways, atual patrocinadora master da equipe, é uma das candidatas. Segundo informações da imprensa espanhola veiculadas nos últimos meses, o Barça pretende receber entre 20 e 35 milhões de euros (R$ 82,6 e R$ 144,6 milhões) por ano, e fazer um contrato para 20 a 30 temporadas.

Na primeira fase da obra, a atual capacidade de pouco mais de 99 mil vai cair para 85 mil, mas logo no início da temporada de 2017/18, sobe para 95 mil. Na pré-temporada seguinte volta a descer para a casa dos 80 mil, mas logo vai até superar os 100 mil, mas não muito. Em 2019/20, o Camp Nou vai passar a temporada recebendo 94 mil pessoas, mas no ano seguinte já vai para o seu tamanho final, capaz de receber 105 mil torcedores. Na última etapa será construída a cobertura.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias