Barcelona tem nova tática para tentar contratar Neymar
Equipe catalã enxerga o brasileiro como um jogador que pode desequilibrar na reta final do campo e uma jogada de marketing com o declínio de Lionel Messi
- Matéria
- Mais Notícias
Uma das novelas que mais agitou o último mercado de transferências, Neymar e Barcelona podem estar tendo um novo caso. Segundo o 'Mundo Deportivo', o clube catalão quer revitalizar seu elenco na próxima temporada. Por esse motivo, o brasileiro é visto como um dos alvos principais, já que é um jogador que desequilibra e faz falta na equipe.
Além disso, o Barça enxerga ele como um jogador corajoso, o que aliviaria a pressão na reta final do campo sobre Lionel Messi. Outro fator importante é que o camisa 10 do Paris Saint-Germain é um ícone do esporte e sua imagem e marketing poderiam assumir um nível elevado na Espanha, com a idade do argentino aumentando.
O jogador continua dando sinais que deseja retornar ao Camp Nou. Muitos de seus ex-companheiros de equipe, como Messi, desejam a volta do craque. Paralelamente a isso, o PSG tenta renovar com Mbappé, já que na França foi noticiado que o brasileiro ainda deseja ouvir o Barça.
Após a recusa do clube francês na última janela de transferências, o Barcelona elaborou um roteiro que tirou proveito de um artigo dos regulamentos da Fifa para poder contratá-lo em 2020. Apesar disso, os catalães preferem negociar com o PSG no estilo "tradicional".
Este artigo da Fifa número 17 do Regulamento de Estatuto e Transferência de Jogadores, permite ao jogador rescindir seu contrato com o clube sem justa causa, uma vez que não tenha uma cláusula de rescisão, como é o caso do brasileiro, desde que ele tenha mais de 28 anos e já tenha atuado três temporadas em seu clube. Neymar já cumpriu com todas essas condições.
Se o brasileiro recorrer à Fifa, o PSG deve decidir se também quer recorrer ao órgão e ao TAS para pedir sua indenização ou à justiça comum. Em ambos os casos, a resolução levaria meses ou até anos para chegar. Levando em conta os antigos precedentes, levaria cerca de dez meses para determinar a compensação que o clube francês deveria receber. E esse número deve ser ratificado ou revisado posteriormente pelo TAS, o que atrasaria ainda mais o processo. Caso decidisse recorrer aos tribunais comuns, os advogados especializados no assunto consideram que a compensação que deveriam receber poderia ser ainda maior, uma vez que os danos também teriam que ser pagos.
Caso use o artigo da Fifa, não ficaria claro quanto o PSG deveria receber
No caso de recorrer a este artigo da FIFA , não há critérios claros estabelecidos para calcular a compensação. No Barça, eles gerenciam que seria baseado nos anos que o jogador teria deixado de cumprir contrato no PSG (dois). A previsão dos advogados do clube catalão é que ele possa sair por menos de 180 milhões de euros (aproximadamente R$ 997 milhões).
Do ponto de vista espanhol, a operação seria arriscada, pois se Neymar deixar o PSG dessa maneira, o Barça poderá registrá-lo e escalá-lo para as partidas, mas sem saber quando ou quanto ele deve pagar por isso. Além disso, recorrer ao artigo da Fifa seria um precedente entre os grandes clubes que deixariam o Barça em uma posição difícil, pois, se o fizer, abriria a porta para que outros o fizessem no futuro. Portanto, agora prioriza a rota tradicional: insistem para que os franceses vendam com a cumplicidade do jogador em desgastar a paciência dos dirigentes parisienses.
Como na última vez, o Barça tentará envolver jogadores na negociação
Como os franceses pediram muito dinheiro pelo brasileiro, o Barcelona quis colocar nomes para diminuir o custo. Semedo foi um nome que agradou bastante, mas o clube catalão não queria negociá-lo. Coutinho, Rakitic e Todibo também alegraram os dirigentes em Paris. Na próxima janela, o clube de Camp Nou tentará a mesma medida e espera ter o seu craque de volta.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias