Com festa da torcida, Ederson brilha e Benfica derrota Dortmund
Goleiro brasileiro pega até pênalti e garante a vitória no duelo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões; Mitroglou, substituto de Jonas, marcou o gol da vitória
- Matéria
- Mais Notícias
Na primeira partida das oitavas de final, o Benfica recebeu o Borussia Dortmund no Estádio da Luz lotado em Lisboa. Sem Jonas, as Águias portuguesas adotaram uma postura mais defensiva durante maior parte da partida e mesmo assim conseguiram a vitória por 1 a 0, gol de Mitroglou.
O goleiro brasileiro Ederson teve uma noite brilhante e garantiu o triunfo, pegando até pênalti. No jogo da volta, em Dortmund, no dia oito de março, o Benfica joga pelo empate com gols para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões.
O Jogo
Mesmo sem o artilheiro Jonas, o Benfica começou melhor e teve a primeira chance quando Salvio deixou Sokratis no chão, mas chutou para fora. Depois veio a resposta do Dortmund, em um bolão enfiado por Dembelé para Aubameyang que, na cara de Ederson, chutou para fora perdendo grande chance.
Melhor na partida, o Borussia teve nova chance quando Raphäel Guerreiro avançou pela esquerda, cruzou para Dembelé chutar mas Lindelöf salvou os donos da casa. Quando o ritmo diminuiu, o Dortmund chegou pela última vez na primeira etapa: Fejsa tentou garantir o tiro de meta, falhou, Guerreiro aproveitou e cruzou para o meio da área mas Aubameyang não alcançou.
Assim como na primeira etapa, o Benfica começou pressionando no segundo tempo, e foi premiado. Após cobrança de escanteio, Luisão subiu sozinho e Mitroglou aproveitou para abrir o placar em Lisboa, 1 a 0. Na resposta, Aubameyang novamente recebeu cara a cara com Ederson, e mais uma vez chutou por cima do gol, para desespero de Tuchel.
Depois, foi a vez de Reus emendar de primeira e forçar uma defesa de Ederson. O goleiro brasileiro continuou trabalhando e salvou a finalização de Piszczek com as pontas dos dedos.
A pressão surtiu efeito. Fejsa foi tenta cortar mas com o braço levantado e Rizzoli marcou a penalidade máxima. Na cobrança, Aubameyang bateu mal, no meio do gol, e Ederson defendeu.
Mesmo com o pênalti desperdiçado, os alemães seguiram melhor e quase Sokratis empatou após cobrança de falta de Guerreiro. Buscando segurar o resultado, Rui Vitória fez as mexidas para dar novo gás na busca pelo contra-ataque, enquanto Tuchel assitiu a equipe pressionar e não marcar o gol de empate sem mexer na equipe.
Após mexer na equipe, Tuchel viu o Dortmund chegar novamente após finalização de Pulisic, Jiménez desviou contra e Ederson fez mais um milagre, sendo ovacionado no Estádio da Luz. Precisando do gol, o Borussia se lançou ao ataque nos últimos minutos e se viu perdido na organização, sem conseguir levar mais perigo ao gol do goleiro brasileiro. Mesmo assim, o duelo ainda está aberto e será decidido na Alemanha.
FICHA TÉCNICA:
BENFICA 1 x 0 BORUSSIA DORTMUND
Data - Hora: 14/2/2017 - 17h45 (de Brasília)
Local: Estádio da Luz, Lisboa (POR)
Publico: 55.124 torcedores
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITÁ)
Cartões amarelos: Fejsa (BEN); Bartra, Schmelzer e Pulisic (BOR)
Gol: Mitroglou (3’2ºT - 1 x 0)
BENFICA: Ederson, Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf, Eliseu, Fejsa, Pizzi, Salvio, Carrillo (Filipe Augusto - INT), Rafa Silva (Franco Cervi - 21’2ºT) e Mitroglou (Raúl Jiménez - 29’2ºT). Técnico: Rui Vitória
BORUSSIA DORTMUND: Bürki, Durm, Piszczek, Sokratis, Bartra e Schmelzer; Weigl, Dembele e Raphaël Guerreiro (Castro, 37'2ºT); Reus (Pulisic, 37'/2ºT) e Aubameyang (Schürrle, 17'/2ºT). Técnico: Thomas Tuchel
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias