menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Blatter segue recebendo salário na Fifa mesmo banido do futebol

Dirigente terá que ficar oito anos longe de quaisquer atividades ligadas ao esporte

Blatter teria revelado acordo para Rússia ser sede de 2018 (Foto: Fabrice Coffrini/ AFP)
imagem cameraBlatter está banido pelo Comitê de Ética da Fifa por oito anos (Foto: Fabrice Coffrini/ AFP)
Avatar
Lance!
Zurique (SUI)
Dia 19/01/2016
09:02
Atualizado em 19/01/2016
13:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

Banido por oito anos de qualquer atividade ligada ao futebol, o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, segue recebendo salários da entidade. Segundo a agência "Reuters", o dinheiro cairá na conta do suíço até a eleição do novo comandante da organização, marcada para o dia 26 de fevereiro.

A agência de notícias conversou com o porta-voz do comitê de auditoria da Fifa, que confirmou a informação. O salário de Blatter foi mantido após a suspensão temporária por 90 dias. Depois, ao ser banido pelo Comitê de Ética, o vencimento não foi cortado.

continua após a publicidade

- Até a eleição de um novo presidente, em 26 de fevereiro, o Sr. Blatter é o presidente eleito e, portanto, - de acordo com o seu contrato - tem o direito de receber a sua remuneração. O comitê de remuneração decidiu, por consequência, em sua última reunião, não efetuar quaisquer novos pagamentos de bônus a Blatter - explicou o porta-voz.

FIFA  Sepp Blatter Michel Platini (foto:Mchael Buholzer/AFP)
Blatter e Platini juntos em reunião na Fifa (Foto: Mchael Buholzer/AFP)

Blatter e Michel Platini foram banidos do futebol por suspeita de corrupção. Eles não comprovaram um pagamento feito pelo suíço ao ex-jogador em 2011. O francês recebeu cerca de R$ 8 milhões, dias antes do pleito da Fifa naquele ano, e alegou que a quantia era proveniente de serviços prestados entre 1999 a 2002, quando fez um trabalho para Blatter na entidade.

A versão de ambos não foi aceita pelo Comitê de Ética, que entendeu que a prática foi um suborno, uma vez que Platini retirou sua candidatura para eleição da Fifa em 2011 semanas antes do pleito. A verba não consta no balanço da organização daquele ano, e Blatter disse que era um 'acordo verbal' entre eles.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias