Ele está de volta! Revelado pelas categorias de base do Monaco, Thierry Henry foi anunciado neste sábado como novo técnico do clube. A novidade, que já vinha sendo especulada na imprensa internacional durante a semana, surge apenas um dia após a demissão do técnico português Lauro Jardim.
O vínculo de Thierry com o Monaco se estende por três anos, até junho de 2021. Além de Henry, chegarão à equipe do principado João Carlos Valado Tralhão, que já foi treinador do sub-23 do Benfica e Patrick Kwame Ampadu, ex-comandante da Academia do Arsenal.
Em 2018, Henry ganhou notoriedade na beira dos gramados ao ser auxiliar técnico da Bélgica na Copa do Mundo, atuando ao lado do treinador Roberto Martinez. Como jogador, o atacante coleciona passagens por Monaco - onde atuou de 1993 a 1999, com 141 atuações e 28 gols -, Arsenal, Barcelona e New York Red Bulls. Ele foi campeão da Copa do Mundo de 1998 com a França.
Em comunicado oficial divulgado pelo clube, Vadim Vasilyev comemorou a chegada do novo treinador. O vice-presidente e diretor executivo do Monaco destacou as qualidades de Henry e reforçou que o ex-jogador terá todo o apoio da cúpula francesa durante o trabalho.
- Seu conhecimento do futebol, sua paixão pelo jogo, seus altos padrões e seu compromisso com nossas cores tornaram sua nomeação uma realidade. Thierry está ciente da tarefa e está ansioso para começar seu novo trabalho. Ele pode contar com a nossa confiança e todo o nosso apoio para trazer uma nova dinâmica para a equipe e cumprir sua missão - comemorou o dirigente.
Henry também não esconde a satisfação de retornar às suas origens. Ele agradeceu ao Monaco pela oportunidade e garantiu estar ansioso para conhecer os jogadores do clube francês.
- Em primeiro lugar, agradeço ao Monaco por me dar a oportunidade de treinar a equipe deste clube tão especial para mim. Estou muito feliz por retornar e extremamente decidido a enfrentar os desafios futuros. Mal posso esperar para conhecer os jogadores e começar a trabalhar junto com eles - afirmou.