Ex-São Paulo brilha: como foram os brazucas na rodada da Liga Europa
Emerson, da Roma, foi o brasileiro que mais se destacou, já que fez um bonito gol na goleada aplicada contra o Villarreal. Ele também foi o único tupiniquim a saudar a rede
A última quinta-feira foi recheada de atrações para os amantes do futebol internacional. Pela primeira fase de mata-mata, 16 partidas agitaram a Liga Europa, com destaque para as goleadas de Lyon, Roma e Manchester United.
Além do trio de gigantes, duas das equipes favoritas ao título tropeçaram: Fenerbahçe, Tottenham e Zenit. Com os brasileiros Souza e Fernandão, o time de Istambul perdeu, por 1 a 0, muito devido à assistência do brazuca Wanderson.
Por falar em atletas nascidos por aqui, um brilhou na goleada da Roma diante do Villarreal, fora de casa. Trata-se de Emerson, ex-São Paulo, que atuou como ala-esquerdo e abriu o caminho para um sonoro 4 a 0. Nesta partida, chamou a atenção a presença de Alisson, da Seleção, como titular.
- Nos preparamos para fazer um grande jogo e acredito que conseguimos ir além disso. Foi uma excelente vitória, que nos dá uma grande vantagem para decidirmos em casa. O time todo está de parabéns pelo empenho. Todos fizeram um grande jogo. Fico muito feliz pelo gol. Jogando com a proteção de três zagueiros e dois excelentes volantes, acabo tendo um pouco mais de liberdade. Sempre gostei de arriscar de fora da área e desta vez fui muito feliz - disse Emerson, que acertou um belo chute de fora.
Já na partida entre Celta e Shakhtar Donetsk, na Espanha, a equipe ucraniana contou com alguns de seus trunfos brasileiros para sair com a vitória por 1 a 0. No lance do gol, marcado por Blanco, o insinuante trio Taison, Fred e Marlos participou ativamente antes da bola entrar na rede.
BRASILEIROS QUE LAMENTARAM
Ao todo, 34 brasileiros entraram em campo na última quinta-feira. Nem todos, obviamente, saíram satisfeitos com os respectivos resultados. Um deles, certamente, foi quem mais lamentou: o zagueiro William, do H. Beer Sheva, autor de um gol contra.
Jogar contra seu próprio patrimônio fez William contribuir para a derrota do time de Israel diante do Besiktas, por 3 a 1. Os turcos, por sua vez, contaram com a boa participação de Marcelo e a entrada produtiva de Anderson Talisca, que deu uma assistência para o último tento.
Outros brazucas que tiveram dores de cabeça foram Giuliano e Hernani. A dupla do Zenit teve apenas uma atuação discreta e, contra o Anderlecht, viu sua equipe sair derrotada por 2 a 0, fora de casa.
Confira todos os brasileiros que entraram em campo na quinta:
KRASNODAR
Naldo
Wanderson
FENERBAHÇE
Souza
Fernandão
ASTRA
Fabrício
Júnior Maranhão
SHAKHTAR DONETSK
Dentinho
Fred
Ismaily
Marlos
Taison
Bernard
Márcio Azevedo
LUDOGORETS
Jonathan Cafú
Natanael
Wanderson
João Paulo
OLYMPIAKOS
Sebá
Bruno Viana
OSMANLISPOR
Luiz Carlos
ZENIT
Giuliano
Hernani
APOEL
Vinicius
H. BEER SHEVA
William
BESIKTAS
Marcelo
Anderson Talisca
LEGIA
Guilherme
PAOK
Pedro Henrique
Léo Matos
SCHALKE 04
Naldo
ROMA
Alisson
Emerson
Bruno Peres
Juan Jesus