Conheça o Jagiellonia Bialystok, campeão da Polônia e participante da Europa League 2024-25
Equipe entra em ação nesta quinta (22), diante do Ajax; jogo tem transmissão do Lance!
- Matéria
- Mais Notícias
O Jagiellonia Bialystok, tradicional clube da Polônia, recebe o Ajax nesta quinta-feira (21), pelos playoffs da Europa League. O jogo terá transmissão do Lance!, a nova casa das competições europeias, e você acompanhará a partida conosco a partir das 15h45 (de Brasília).
Relacionadas
➡️ Assista AO VIVO a partir das 15h45: Jagiellonia x Ajax
Apesar de desconhecido mundialmente, o Jaga tem relevância recente no cenário nacional e busca galgar um lugar surpreendente no segundo escalão do Velho Continente. Conheça abaixo um pouco da história, detalhes atuais e curiosidades sobre a equipe polonesa.
✏️ O INÍCIO DE TUDO
A fundação do Jagiellonia foi feita pelo 42° Regimento de Infantaria da Polônia, em 30 de maio de 1920. Trocas seguidas de nome sempre estiveram relacionadas às Forças Armadas locais; o clube chegou a se chamar Wojskowy Klub Sportowy, traduzido para "Exército Esporte Clube" em português.
Bialystok é o nome da cidade na qual o time está localizado; o termo Jagiellonia, porém, tem uma história de referência à Dinastia Jaguelônica, que comandou o país por quase dois séculos, entre 1386 e 1572.
Após quase 20 anos de existência, o Bialystok foi desativado em 1938 por problemas financeiros, só reabrindo em 1945; no ano seguinte, após o fim da Segunda Guerra Mundial, o novo governo não permitiu a existência de um clube ligado à 42a Infantaria, e forçou seu encerramento.
Em 1957, a fusão de dois clubes (Budowlani Bialystok e Sparta Bialystok) reativou o Jagiellonia, com suas cores originais: o amarelo e o vermelho, representados no símbolo oficial da cidade, além do "J" preto que representa a inicial.
⏲️ MOMENTO ATUAL
Depois de décadas na gangorra polonesa, subindo e descendo de divisão, o Jagiellonia voltou a alcançar a Ekstraklasa, a elite do futebol local, em 2007, e não saiu mais, mesmo envolvido em polêmicas de manipulação de resultados e dedução de 10 pontos em 2009. O primeiro grande sucesso aconteceu em 2009-10, com o título da Copa da Polônia, batendo o Pogon Szczecin com gol de Andrius Skerla. Catorze anos depois, viria a glória máxima: o primeiro título no Campeonato Polonês, já na última rodada da liga, com um triunfo diante do Warta Poznan.
Na temporada atual, o time comandado por Adrian Siemieniec caiu da Champions League na fase de playoffs. A equipe passou pelo Panezevys, da Lituânia, mas esbarrou no forte Bodo/Glimt, da Noruega. Na liga nacional, fez quatro jogos e está devendo um; caso vença, assume a liderança com 12 pontos.
➡️ Europa League 2024-25: tudo o que você precisa saber sobre a competição
🟢🟡 BRAZUCAS NO PEDAÇO
Entre os brasileiros que já vestiram a camisa do Jagiellonia Bialystok, quatro se destacam. O primeiro é Thiago Cionek, que se naturalizou polonês, vestiu a camisa da seleção europeia, e defendeu o clube por quatro anos, entre 2008 e 2012, antes de construir carreira na Itália. Além dele, Hermes, ex-meia do Corinthians; Bruno, revelado pelo Grêmio; e Guilherme, que vestiu as camisas de Porto Alegre e Caxias do Sul, têm trajetória no clube.
🎊 CAMPANHAS DE DESTAQUE
🏆 Campeonato Polonês: campeão em 2023-24 e vice em 2016-17 e 2017-18
🏆 Copa da Polônia: campeão em 2009-10 e vice em 1988-89 e 2018-19
🏆 Segunda Divisão: campeão em 1986-87
🏆 Supercopa da Polônia: campeão em 2010
🧑🏫 QUEM É O COMANDANTE?
Adrian Siemieniec vive uma história típica de jogos de videogame, para quem gosta de construir carreiras com clubes menores. Não tendo sido profissional, começou sua trajetória como auxiliar em 2014, ao lado de Chrobry Glogów em vários anos e clubes. Em janeiro de 2022, assumiu o time B do Jagiellonia, e em abril de 2023, foi promovido à equipe principal interinamente com a demissão de Maciej Stolarczyk, se transformando no técnico mais novo da história da Ekstraklasa, com 31 anos.
A missão de evitar o rebaixamento em 2022-23 foi concluída com sucesso, e a diretoria investiu em seu potencial, estendendo vínculo por dois anos. Em 2023-24, viria o título surpreendente da primeira divisão de forma histórica; Siemieniec foi reconhecido e ganhou o prêmio de melhor treinador do campeonato.
⚔️ O CONFRONTO
O Jaga chega como azarão para o duelo contra o Ajax, que já viveu grandes momentos e glórias na esfera europeia, e busca voltar aos bons caminhos nas competições continentais. Os dois times nunca haviam se encontrado antes. A bola rola a partir de 15h45 (de Brasília), com transmissão exclusiva do Lance!.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias