Criticado por Klopp, entenda a importância do Camp Nou na história
Estádio foi palco de lendas do futebol, Copa do Mundo e finais de Champions. Tem extrema importância na identidade catalã e treme a cidade de Barcelona após um gol do clube
- Matéria
- Mais Notícias
Nesta terça-feira, o treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, declarou que o Camp Nou é um campo grande, mas não é um templo do futebol. A frase do técnico é polêmica, ainda mais porque os Reds enfrentam o Barcelona, nesta quarta-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões.
Com muita história, o Camp Nou foi palco de grandes jogadores, como Messi, Maradona, Cruyff, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Romário. Tem uma forta ligação com a identidade catalã, principalmente no período ditatorial da Espanha e já sediou jogos da Copa do Mundo e finais da Champions.
Relacionadas
RESISTÊNCIA
A cidade de Barcelona é conhecida por sua vibrante arquitetura. O Camp Nou também um fator de identificação com a cidade catalã. No período da Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, na Ditadura de Franco, que sangrou o país, o Camp Nou era uma espécie de refúgio para os catalães, conservando a identidade e cultura do povo, perseguidos nos dois períodos.
PALCO DE COPA
O Camp Nou foi um dos principais estádios da Copa do Mundo de 1986, realizada na Espanha. O estádio recebeu oito jogos da competição, que incluiu a semifinal entre Polônia e Itália, vencida pelos italianos por 2 a 0 e a histórica derrota da Seleção Brasileira, para a Itália, por 3 a 2, com três gols de Paolo Rossi.
PALCO DE CHAMPIONS
Além disso, o Camp Nou já recebeu duas finais de Liga dos Campeões. A primeira na edição de 1988/89, entre Steaua Bucareste e Milan. Os italianos venceram por 4 a 0. Depois, em 1998/99, entre Manchester United e Bayern de Munique. Uma final histórica, em que o United fez dois gols nos acréscimos e ficou com o título.
ÍDOLOS ANTIGOS
Camp Nou foi palco de grandes jogos e finais, mas também foi um campo em que lendas da história do futebol frequentaram (e muito). Johan Cruyff, um dos maiores de todos os tempos, jogou cinco anos (1973 a 78) no Barcelona, assim como Diego Maradona (1982 a 84).
BRASILEIROS
No século 21, o futebol brasileiro foi muito bem representado no Camp Nou. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Rivaldo e Neymar, protagonistas do futebol do país em suas respectivas épocas, também desfilaram seu futebol nos gramados do estádio.
PRIMEIRAS GLÓRIAS
O estádio foi construído em 1957, com capacidade para 90 mil pessoas. O fato de ser tão grande era para receber a torcida do Barcelona que, na época, tinha aumentado significativamente de tamanho. A era de ouro da década de 30, com títulos da Copa da Espanha e do Espanhol. O estádio já foi construído em decorrência da torcida e dos títulos.
MESSI
Messi é considerado um dos maiores de todos os tempos. Ainda em atividade, a relação do argentino com o estádio é muito estreita. O argentino foi o autor do gol 4 mil do estádio, em 2018. No Campeonato Espanhol, Messi trouxe dez títulos para o estádio. No Camp Nou foram 225 jogos do Espanhol, com 240 gols marcados.
TREME TUDO
Cientistas do Instituto de Ciência da Terra Jaume Aumera, da Catalunha, em 2018, instalaram sismômetro (aparelho que mede vibrações) perto do estádio e comprovaram que quando sai um gol do Barcelona no Camp Nou a terra da cidade treme.
*sob a supervisão de Aigor Ojêda
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias