De volta ao topo? Relembre as últimas finais de Champions League disputadas por Milan e Inter
Gigantes do futebol italiano duelam em semifinal histórica; um deles retorna à decisão da Liga dos Campeões
- Matéria
- Mais Notícias
Milan e Inter de Milão protagonizam um dos maiores clássicos do futebol mundial, o Derby Della Madonnina. Os rivais se enfrentam nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), no lendário Giuseppe Meazza, casa da dupla, pelo jogo de ida da semifinal da Uefa Champions League 2022/23. Pela primeira vez após 20 anos, os dois rivais se enfrentam nesta fase da competição europeia.
Relacionadas
Faz tempo que os dois gigantes do futebol italiano não chegam tão longe em uma edição Liga dos Campeões. O Milan é o segundo maior vencedor do torneio, com sete conquistas, enquanto a Inter levantou a "Orelhuda" em três oportunidades. Relembre no L! as últimas finais disputadas pela dupla de Milão.
REVANCHE E CARRASCO DOS INGLESES
Dono de sete taças de Uefa Champions League, o Milan conquistou seu último título da competição na temporada 2006/07, em Atenas, na Grécia. Os Rossoneri tiveram de passar pelos play-offs antes de chegarem à fase de grupos, e venceram o Estrela Vermelha. Líder do Grupo H, que tinha Lille, AEK Atenas e Anderlecht, o Milan passou pelo Celtic nas oitavas, bateu o Bayern de Munique nas quartas e eliminou o Manchester United na semifinal.
Na grande decisão, uma revanche contra o Liverpool, que havia conquistado a Champions League duas temporadas antes, vencendo nos pênaltis após empate por 3 a 3, na partida conhecida como "Milagre de Istambul". Desta vez, o Milan não deu chance ao rival e venceu por 2 a 1, com dois gols de Filippo Inzaghi. Kuyt marcou o único gol dos ingleses.
+ PSG avança em negociações para ter José Mourinho, afirma jornal
ESCALAÇÃO DO MILAN NA FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE 2006/07:
Dida; Oddo, Nesta, Maldini e Jankulovski; Gattuso, Pirlo, Amborsini e Seedorf; Kaká e Inzaghi. Técnico: Carlo Ancelotti.
ASCENSÃO E VITÓRIA EM MADRI
A última conquista da Inter de Milão na Uefa Champions League aconteceu na temporada 2009/10, quando era comandada por José Mourinho. A Nerazzurri oscilou durante a competição e foi ao mata-mata com a pior campanha dentre as equipes classificadas, terminando em segundo lugar do Grupo F, composto por Barcelona, Rubin Kazan e Dínamo de Kiev. Nas oitavas, a Inter despachou o Chelsea; nas quartas, eliminou o CSKA Moscou e, na semifinal, uma classificação heroica contra o Barcelona em pleno Camp Nou. Apesar da derrota por 1 a 0 contra um dos favoritos, a equipe segurou o resultado da ida em Milão (3 a 1) e garantiu a ida para a decisão.
A final foi disputada no Santiago Bernabéu, em Madri. O adversário era o Bayern de Munique e Milito marcou os dois gols da vitória por 2 a 0, coroando o ressurgimento da Inter de Milão na Champions League com um título histórico.
ESCALAÇÃO DA INTER NA FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE 2009/10
Júlio César; Maicon, Lúcio, Samuel e Chivu; Zanetti, Cambiasso e Sneijder; Eto'o, Milito e Pandev. Técnico: José Mourinho.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias