Descubra como estão os principais clubes da antiga Alemanha Oriental
Neste sábado, a queda do muro de Berlim completa 30 anos. Os principais clubes do lado Oriental tiveram dificuldades de manter a competitividade após a unificação
Neste sábado completam-se 30 anos da queda do Muro de Berlim, a física divisão que separou a Alemanha em duas partes: Ocidental e Oriental. O futebol também sofreu os seus impactos e refletiu esse momento político, com equipes tradicionais de ambos os lados, apesar das diferenças econômicas entre as equipes.
Pelo lado Oriental, alguns clubes conseguiram êxitos e marcaram épocas, como o Dynamo Dresden e o Magderbug. Após a queda do muro, porém, as equipes tradicionais penaram com investimentos e perderam seus protagonismos. Confira como em que situação estão, atualmente, os grandes clubes da antiga Alemanha Oriental.
HANSA ROSTOCK
O Hansa Rostock foi o primeiro clube a assumir a primeira posição da Bundesliga. O feito aconteceu em 1991, quando o campeonato tinha acabado de ser reunificado. O clube foi campeão do Campeonato da Alemanha Oriental, no ano anterior e participou, em 1989/90, da Liga Europa. Atualmente, a equipe ocupa a sexta posição da terceira divisão do Campeonato Alemão (3. Liga), com 22 pontos, seis a menos que o líder Duisburg. Duas equipes sobem direto para a primeira.
DYNAMO DRESDEN
Grande potência da Alemanha Oriental, conquistou oito vezes o título do campeonato local, além de sete títulos da Copa da Alemanha Oriental, e também disputou, em oito ocasiões, a Liga Europa. Atualmente, o Dresden está na segunda divisão e luta para não cair para a terceira. A equipe é a lanterna da competição, com nove pontos e perdeu os últimos cinco jogos. O VfL Osnabruck é o primeiro fora da zona, com 13 pontos.
UNION BERLIN
O Union Berlin é a segunda equipe da capital alemã. Rivaliza com o Hertha Berlim, que ficou no lado ocidental na época do Muro. A equipe chegou a conquistar a Copa da Alemanha Oriental, em 1968. Atualmente, após idas e vindas nas segunda e terceira divisão, o Union Berlin se recuperou e, hoje, disputa a Bundesliga. A equipe está na 13ª posição, com dez pontos e luta contra o rebaixamento. Na última rodada venceu o clássico com o Hertha, por 1 a 0.
ROT-WESS ERFURT
O Rot-Weiss Erfurt foi outra equipe tradicional da Alemanha Oriental. O clube é bicampeão do campeonato local (1953/54 e 1954/55) e chegou duas vezes na final da Copa da Alemanha Oriental, além de somar participações em competições europeias. Atualmente, a equipe está na quarta divisão (Regionalliga Nordost) e ocupa a 14ª posição, com 14 pontos, mas está distante da zona de rebaixamento, tendo em vista que apenas uma equipe cai. O Bischofswerdaer é o lanterna, com cinco pontos.
MAGDERBURG
O Magdeburg foi o clube de maior sucesso europeu. O clube conquistou a Recopa Europeia, em 1974, vencendo na final o Milan, que era o atual campeão, por 2 a 0. Lanzi e Seguin fizeram os gols. Nos Rossoneri, grandes nomes da história do clube, como Gianni Rivera. O clube italiano também contava com Schnellinger, que nasceu na Alemanha Ocidental, em seu elenco. O Magdeburg foi tricampeão do nacional e, em sete vezes, conquistou a Copa da Alemanha Oriental. Atualmente, o clube disputa a terceira divisão, mas luta pela classificação para a segunda. A equipe ocupa a sétima posição, com 20 pontos, cinco a menos que o Hallescher, na terceira posição.
ENERGIE COTTBUS
Outro clube tradicional da Alemanha Oriental, o Energie Cottbus chegou a disputar em algumas ocasiões a Bundesliga. Sua melhor colocação foi o oitavo lugar, em 2008/09. A equipe chegou à final da Copa da Alemanha, em 1997, mas perdeu para o Stuttgart, por 2 a 0, com dois gols do brasileiro Elber. Atualmente, a equipe luta para subir para a terceira divisão. O clube ocupa a terceira posição, com 29 pontos, dois a menos que o Altglienicke, líder.