Eliminatórias da Euro 2024: confira os classificados e cenário dos grupos
Na oitava rodada, Eliminatórias da Eurocopa vão se afunilando e chega na fase final; confira cenário
- Matéria
- Mais Notícias
As Eliminatórias da Eurocopa 2024 estão chegando ao fim. Nesta Data-Fifa, as seleções entraram em campo em partidas válidas pelas sétima e oitava rodadas e no mês de novembro jogarão as duas rodadas finais da competição classificatória para a Euro do ano que vem, que será disputada na Alemanha, que como anfitriã, já tem vaga garantida. Confira no Lance! a situação de cada grupo, as equipes já classificadas, as brigas e os eliminados.
Relacionadas
Seleções já classificadas:
Alemanha (país-sede)
Áustria
Bélgica
Escócia
Espanha
França
Portugal
Turquia
GRUPO A
A situação do Grupo A parece bem encaminhada para os dois favoritos, Escócia e Espanha, líder e vice-líder, respectivamente. Com a derrota no último domingo, a Noruega, com 10 pontos, não possui mais chances de classificação. Com sete pontos, a Geórgia também está eliminada e o Chipre, zerado, segura a lanterna.
GRUPO B
Com 18 pontos, a França já está garantida na Euro 2024, enquanto a segunda vaga está sendo disputada por Grécia, com 12 pontos, e Holanda, também com 12. Na última segunda-feira (16), as duas seleções se enfrentaram e os holandeses venceram por 1 a 0, se mantendo ainda vivos na briga por vaga. Irlanda e Gibraltar não possuem mais chances via Eliminatórias.
GRUPO C
A briga no Grupo C é uma das mais acirradas. Líder com 13 pontos, a Inglaterra pode praticamente estar na próxima Euro se vencer a Itália na próxima rodada; a Azzurra ocupa a vice-liderança com os mesmos 10 pontos da Ucrânia, terceira colocada. Com sete pontos, a Macedônia do Norte ainda sonha em conquistar a vaga. "Saco de pancadas" do grupo, Malta não possui mais chances via Eliminatórias.
GRUPO D
Líder com 16 pontos, a Turquia garantiu sua vaga na Eurocopa. A situação do grupo deu uma guinada com a vitória do País de Gales sobre a Croácia por 2 a 1 e ultrapassou os croatas, chegando aos 10 pontos. Com sete pontos, a Armênia vem logo atrás, e a Letônia é a lanterna com três.
GRUPO E
A surpreendente campanha da Albânia, comandada pelo técnico Sylvinho, ex-Corinthians, a coloca "com um pé" na Eurocopa. Líder com 13 pontos, a seleção albanesa está à frente da República Tcheca, vice-líder com 11 pontos. Em seguida, vem a Polônia, com 10, e a Moldávia, com nove. Na última posição, com apenas um ponto, está a seleção das Ilhas Faroé.
GRUPO F
A Bélgica já está classificada para a próxima Euro. Líder com 16 pontos, os belgas são seguidos pela Áustria, com os mesmos 16 pontos e também já está com a vaga garantida após vencer o Azerbaijão nesta segunda. Em situação difícil, a Suécia soma seis pontos e precisaria de um milagre para tirar a vaga dos austríacos. Azerbaijão é o quarto colocado, com quatro pontos, e a Estônia segura a lanterna com apenas um ponto.
GRUPO G
Neste grupo, liderado pela Hungria com 13 pontos, a situação está bem encaminhada para os húngaros e para a Sérvia, que soma 10 pontos. Com sete pontos, Montenegro ainda sonha com uma vaga, enquanto Lituânia, com cinco, e Bulgária, com dois, vivem situação difícil e estão praticamente fora da disputa.
GRUPO H
A partir daqui, os grupos têm seis seleções cada, e três equipes podem disputar a vaga através de repescagem por conta de suas respectivas classificações na Liga das Nações. No Grupo H, Eslovênia e Dinamarca lideram com 16 pontos, seguidos por Finlândia e Cazaquistão, ambos com 12. A Irlanda do Norte tem seis pontos e San Marino, zerado, é o lanterna.
GRUPO I
A Romênia lidera este grupo com 16 pontos, seguida da Suíça, com 15, e de Israel, com 11. Em quarto lugar, Kosovo vem com sete pontos, à frente de Belarus, com seis, e Andorra, lanterna com dois.
GRUPO J
Líder absoluto com 24 pontos e com 100% de aproveitamento, Portugal já está classificado para a próxima Eurocopa. Em segundo lugar, está a Eslováquia, com 16 pontos, à frente de Luxemburgo, com 11. Logo atrás, vem a Islândia, com 10 pontos, Bósnia com nove e Liechtenstein na lanterna, zerado.
Repescagem
O regulamento em relação à repescagem é complexo. São 12 vagas para equipes que preenchem os critérios para a disputa, através da Nations League. Caso as seleções que podem disputar a repescagem se classifiquem à Euro através das Eliminatórias, a vaga na repescagem vai para o time da mesma Liga (Na Nations, são três: A, B e C), baseado no ranking do fim da primeira fase da Nations League. Na Liga C, por exemplo, Grécia e Turquia estão garantidos na repescagem. Mas caso a dupla se classifique via Eliminatórias, as vagas para a repescagem vão para Luxemburgo e Azerbaijão. O mesmo vale para Espanha, Croácia, Itália, Holanda, Israel, Bósnia, Sérvia, Escócia, Geórgia, Grécia, Turquia e Cazaquistão.
+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!
Algumas seleções não possuem mais chances de classificação através das Eliminatórias, mas podem pintar na repescagem em caso de vaga direta de equipes em suas Ligas na Nations. Seleções neste caso são Andorra, Belarus, Chipre, Estônia, Gibraltar, Ihas Faroé, Irlanda, Letônia, Liechtenstein, Malta e San Marino.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias