Eliminatórias: Veja como estão as qualificações à Copa do Mundo de 2022 em todos os continentes
Três das 32 seleções que disputarão o Mundial do Qatar já estão definidas, mas número pode chegar a 12 nos próximos dias. Seleção Brasileira pode se garantir nesta quinta-feira
Chegou a hora da última Data-Fifa de 2021, com jogos de Eliminatórias decisivos ao redor do mundo. Por enquanto, apenas três dos 32 países que disputarão a Copa do Mundo de 2022 estão definidos, mas este número pode chegar a 12 nos próximos dias.
Veja a seguir como estão as Eliminatórias em cada continente e o que pode acontecer nas regiões mundo afora até o dia 16, quando se encerra o período para jogos de seleção neste ano.
ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS
No Velho Continente, apenas duas seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo, casos de Dinamarca e Alemanha. No entanto, outros seis países podem carimbar o passaporte para o Qatar já antes da última rodada: Suécia, França, Bélgica, Holanda, Rússia e Inglaterra. Para isso, porém, todas precisarão de combinações de resultados em seus grupos. Ao todo, 13 europeus estarão no Mundial.
Os jogos da nona rodada serão disputados entre quinta-feira e sábado (dias 11, 12 e 13), enquanto a décima rodada acontece na sequência, entre domingo e terça-feira (dias 14, 15 e 16).
O primeiro colocado de cada um dos dez grupos das Eliminatórias Europeias garante vaga direta para a Copa do Mundo, enquanto os dez segundos colocados de cada uma das chaves somar-se-ão aos dois melhores classificados da Nations League que não tiverem garantido a ida para o Mundial. As 12 seleções serão divididas em três potes, onde se enfrentarão para determinar os outros três classificados.
+ Tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022
ELIMINATÓRIAS AFRICANAS
No continente africano, os dez grupos conhecerão seus classificados para o mata-mata final nesta Data-Fifa. Os primeiros colocados de cada chave garantem a vaga na fase eliminatória, que terá cinco confrontos. O vencedor de cada duelo confirma a classificação para a Copa do Mundo.
Até o momento, apenas Senegal e Marrocos já possuem a vaga confirmada na próxima fase. Tunísia, Nigéria, Costa do Marfim, Mali, Egito e África do Sul podem se classificar com antecedência antes da última rodada.
+ Tabela das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2022
ELIMINATÓRIAS ASIÁTICAS
No continente asiático, as Eliminatórias estão na terceira fase, até o momento sem nenhum país classificado para a Copa do Mundo. 12 seleções estão divididas em dois grupos de seis, enfrentando-se dez vezes no total em turno e returno. País-sede, o Qatar está classificado automaticamente para o torneio, sem a necessidade de disputar as Eliminatórias.
Os dois primeiros de cada chave vão direto para o Mundial. Os terceiros colocados de cada grupo se enfrentam na repescagem local, com o vencedor indo para a repescagem intercontinental, que será disputada com países da América do Sul, América Central e do Norte e da Oceania.
No Grupo A, Irã e Coreia do Sul lideram, com dez e oito pontos, respectivamente, enquanto o Líbano, com cinco pontos, está em terceiro. No Grupo B, a Arábia Saudita lidera a chave com 12 pontos e a Austrália, que é da Oceania, mas disputa as Eliminatórias Asiáticas, tem nove pontos, ocupando a vice-liderança. Omã, com seis pontos, está em terceiro lugar.
+ Tabela das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2022
+ Saiba quais jogadores teriam Bola de Ouro se não fosse a Era Messi/Cristiano Ronaldo
ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS
A América do Sul está próxima de conhecer o primeiro país a confirmar a vaga na Copa do Mundo de 2022. A Seleção Brasileira precisa de uma simples vitória contra a Colômbia, na quinta-feira, em São Paulo, para se garantir no Mundial pela 22ª vez na história. O Brasil é o único país que participou de todas as edições do torneio.
Líder com 31 pontos, o time de Tite tem dez vitórias e um empate em 11 partidas disputadas até aqui. Em segundo lugar está a Argentina, que tem 25 pontos. Fecham o G-4 o Equador, com 17 pontos, e a Colômbia, com 16 pontos. O Uruguai está em quinto e, hoje, é quem disputaria a repescagem intercontinental.
+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022
ELIMINATÓRIAS DA AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL
As Eliminatórias da Concacaf ainda estão longe de serem definidas. Oito seleções disputam vaga neste momento, com todas se enfrentando em turno e returno. Até aqui, apenas seis das 14 rodadas foram disputadas, e a previsão é que a competição seja finalizada em março de 2022.
Os três primeiros colocados garantem vaga direta no Qatar, com o quarto indo para a repescagem intercontinental. Neste momento, o México lidera as Eliminatórias com 14 pontos, seguido de Estados Unidos, com 11 pontos, e Canadá, com 10 pontos. O Panamá está em quarto, com oito pontos.
+ Tabela das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2022
ELIMINATÓRIAS DA OCEANIA
Na Oceania, as Eliminatórias ainda não começaram. Por conta da disseminação da Covid-19, a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) ainda não teve condições de iniciar o torneio, que deveria ter começado em setembro de 2020.
A solução encontrada pela OFC foi alterar o formato de disputa e pedir à Fifa a liberação para que as Eliminatórias sejam disputadas no Qatar, a partir de março de 2022.
Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Taiti, Ilhas Fiji, Vanuatu, Papua-Nova Guiné, Samoa, Samoa Americana, Tonga e Ilhas Cook são as seleções filiadas à OFC.
Vale lembrar que a OFC não tem vaga garantida na Copa do Mundo. O vencedor das Eliminatórias da Oceania disputa a repescagem intercontinental.
* Estagiário, sob supervisão de Cayo Pereira.