Em amistoso, Uruguai vence a Coreia do Sul e espanta o fantasma da última Copa do Mundo
Jogadores uruguaios que atuam no Brasil participaram da partida
Em amistoso realizado na manhã desta terça-feira, o Uruguai bateu a Coreia do Sul por 2 a 1 em Seul, na Coreia. Os uruguaios saíram na frente com Coates e sofreram o empate de Hwang In-Beom, mas Vecino colocou a Celeste à frente do placar na metade da segunda etapa e garantiu a vitória.
Os jogadores uruguaios que atuam no futebol brasileiro estiveram em campo durante a partida. Pumita Rodríguez, do Vasco, e Piquerez, do Palmeiras, formaram a dupla de laterais durante os 90 minutos. O torcedor palmeirense também pôde matar a saudade de Matías Viña, hoje no Bournemouth, da Inglaterra. Já o atacante Canobbio, do Athletico Paranaense, entrou durante a segunda etapa.
PRIMEIRA ETAPA MORNA
A parcial inicial do jogo foi pouco movimentada, com poucas chances reais para as equipes. Em uma das raras oportunidades, a seleção uruguaia teve escanteio aos 10 minutos. Valverde fez levantamento na entrada da pequena área e o zagueiro Sebastian Coates subiu livre para testar forte, sem chances para o goleiro coreano.
RESPOSTA COREANA
A equipe asiática voltou para o segundo tempo ligada e empatou cedo. Aos cinco minutos, Hwang In-Beom iniciou jogada fazendo inversão para Jun-Ho Son, que dominou e tentou cruzamento na área. Santiago Bueno tentou cortar, mas acabou amaciando a bola para Ki-Je Lee, que fez um passe para trás. O próprio Hwang In-Beom apareceu na entrada da área para finalizar de chapa, forte, empatando o amistoso.
URUGUAI DESEMPATA
15 minutos depois, a Celeste retomou à frente do placar. Canobbio recebeu lançamento, invadiu a área, cortou para trás e foi tocado por Ki-Je Lee. Os jogadores uruguaios pediram pênalti, mas o árbitro marcou falta a um passo da área. Piquerez bateu rasteiro, no canto do goleiro Hyun-Woo Cho. O arqueiro coreano deu rebote e Vecino, com praticamente aberto, colocou o Uruguai novamente à frente do placar.
VAR EM AÇÃO
Não demorou muito para um novo empate coreano sair. Em escanteio, Jae-Sung Lee ganhou de Pumita Rodríguez na primeira trave e testou para o alto. A bola espirrou e caiu perto do gol. O arqueiro Santiago Mele estava na bola, mas acabou sofrendo falta cometida por Young-Gwon Kim. O gol havia sido anulado por um possível impedimento de Kim, que não existiu. Por ser um lance interpretativo, o árbitro Yusuke Araki foi chamado para revisar o lance do gol e confirmou a anulação por falta do jogador coreano. No fim, o Uruguai conseguiu se segurar e manteve o 2 a 1 no placar.
Com a vitória, a Celeste libertou o fantasma da última Copa, já que a Coreia do Sul, por vencer Portugal de virada na última rodada da fase de grupos, eliminou a seleção uruguaia de forma surpreendente. Esta foi a sétima vitória dos sul-americanos na história do confronto, em 10 partidas disputadas.