Escritas, invencibilidades… quais tabus podem ser quebrados nos clássicos de domingo na Europa?
Além da rivalidade, clássicos em Madrid, Milão e Londres se destacam pelas escritas recentes
- Matéria
- Mais Notícias
O domingo de hoje (4) guarda muitos confrontos especiais pela Europa: é dia de Arsenal x Liverpool, Inter x Juventus e Real Madrid x Atlético de Madrid. É fato que os três jogos têm tudo para serem muito especiais: além de rivalidades históricas, os times brigam por objetivos semelhantes na temporada. Porém, os confrontos também contam com tabus que aumentam ainda mais a importância das partidas. Confira o que está em jogo nos clássicos na Europa:
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Os tabus nos clássicos da Europa
Arsenal x Liverpool
Entre os rivais da Inglaterra, a escrita está do lado contrário aos Gunners: desde agosto de 2015, quase nove anos atrás, o Arsenal tem apenas duas vitórias no confronto direto com o Liverpool. Em números totais, o retrospecto é de 23 jogos, onze derrotas, dez empates e apenas dois triunfos.
Atualmente, o time de Mikel Arteta não vence o Liverpool há três jogos. A última vez que os londrinos saíram vencedores deste clássico foi pelo primeiro turno da Premier League na temporada passada: um 3 a 2 animado no Emirates Stadium.
Entre os resultados do confronto, goleadas como o 4 a 0 pela Premier League 20/21 e o 5 a 1 em 18/19, além de derrotas em jogos eliminatórios, como pela FA Cup, nesta temporada, e na semifinal da Carabao Cup em 21/22.
Hoje, às 13h30 (de Brasília), o Arsenal tem a chance de interromper a atual sequência negativa e diminuir o retrospecto negativo geral.
Internazionale x Juventus
Assim como na Inglaterra, o tabu também está do lado dos visitantes no derby do Calcio. Pela Liga Italiana, a Internazionale não vence a Juventus no San Siro há três anos: a última vez que os nerazzuri triunfaram nessa circunstância foi em janeiro de 2021, por 2 a 0, com gols de Arturo Vidal e Barella.
E se desconsiderarmos esse resultado, a última vitória em casa pela Serie A foi em 2016, quase oito anos atrás. É verdade que desde então a Internazionale tem acumulado vitórias no confronto direto, porém, todas foram ou fora de casa, ou pelas copas italianas.
O confronto vale a liderança do Italiano e a Inter vive grande momento no cenário europeu. Será que chegou a hora de ampliar esse retrospecto em casa?
Real Madrid x Atlético de Madrid
Agora, talvez a escrita mais cruel entre as rivalidades na Europa. Além do retrospectobgeral no Derby de Madrid ser completamente desfavorável aos Rojiblancos (apenas 59 vitórias em 139 confrontos), o Atlético de Madrid não vence uma partida no Santiago Bernabéu, palco do jogo de hoje, desde 2016.
O jogo que marca o início da escrita foi pelo Campeonato Espanhol 15/16, 1 a 0 com gol de Antoine Griezmann. Desde então, foram nove jogos: cinco derrotas e quatro empates. Entre os resultados negativos, a eliminação na semifinal europeia da Liga dos Campeões 16/17, com um hat-trick de Cristiano Ronaldo, e a desclassificação nas quartas da Copa do Rei, por 3 a 1.
Entretanto, atualmente, a fase do Atleti é melhor no confronto direto. Este será o quarto clássico entre os times na temporada, com duas vitórias e uma derrota até aqui, incluindo a eliminação do rival nas oitavas na Copa do Rei.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias