menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Fase de grupos da Champions League 2023-24 começa a ganhar forma; confira os potes

Manchester City entra como cabeça de chave e defende o primeiro título europeu

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraSorteio da Champions deve acontecer no fim de agosto (Foto: OZAN KOSE / AFP)
Avatar
Lance!
Nyon (SUI)
Dia 16/06/2023
13:02

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Champions League de 2022-23 teve seu fim no último dia 10 de junho, quando o Manchester City bateu a Inter de Milão por 1 a 0 em Istambul, na Turquia, com gol do volante Rodri. Ao fim da temporada, os times já começam a mirar a próxima edição da principal competição europeia de clubes e os potes já começam a ganhar forma.

continua após a publicidade

No primeiro pote, os campeões nacionais PSG, Bayern de Munique e Barcelona figuram, assim como o próprio City, que conquistou a Tríplice Coroa. Já no pote 2, clubes tradicionais como Real Madrid, Manchester United e a atual vice-campeã Inter de Milão podem fazer frente aos cabeças de chave. Histórias como as de Newcastle, Union Berlin e Lens completarão uma fase de grupos que pode ter grandes embates. Confira como será o sorteio e a montagem dos potes da próxima Champions.

ORGANIZAÇÃO DOS POTES
O pote 1, dos cabeças de chave, é formado pelos campeões nacionais das seis ligas de maior coeficiente na avaliação da Uefa, o campeão da Champions e o vencedor da Europa League. O Manchester City, por ter sido campeão da Champions e da Premier League, doou sua vaga nacional para o campeão da sétima liga de maior coeficiente, beneficiando o Feyenoord, da Holanda. Os times presentes no pote 1 são:

continua após a publicidade

- Manchester City (campeão da Champions)
- Sevilla (campeão da Europa League)
- Barcelona (campeão na Espanha)
- Napoli (campeão na Itália)
- Bayern de Munique (campeão na Alemanha)
- Paris Saint-Germain (campeão na França)
- Benfica (campeão em Portugal)
- Feyenoord (campeão na Holanda)

Os demais potes são organizados também de acordo com um coeficiente, mas o dos próprios times no ranking da entidade e não o das ligas. Sendo assim, os times classificados no pote 2 são:

continua após a publicidade

- Real Madrid (ESP)
- Manchester United (ING)
- Inter de Milão (ITA)
- Borussia Dortmund (ALE)
- Atlético de Madrid (ESP)
- RB Leipzig (ALE)
- Porto (POR)
- Arsenal (ING)

O pote 3 tem apenas cinco times definidos. As eliminatórias da competição terão suas quatro fases de play-offs acontecendo entre julho e agosto. Os cinco já qualificados têm coeficientes maiores do que todos os times nos play-offs, já garantidos na terceira classificação.

- Shakhtar Donetsk (UCR)
- Red Bull Salzburg (AUT)
- Milan (ITA)
- Lazio (ITA)
- Estrela Vermelha (SER)

Dos outros cinco times já qualificados para a fase de grupos, três ainda podem pintar no pote 3, dependendo dos classificados que virão da fase eliminatória. São estes, na ordem de coeficientes:

- Real Sociedad (ESP)
- Celtic (ESC)
- Newcastle (ING)

Os outros dois times já garantidos no pote 4 têm coeficientes menores do que os três flutuantes e não podem roubar a vaga de nenhum deles no pote 3.

- Union Berlin (ALE)
- Lens (FRA)

REGRAS DO SORTEIO
Além de uma certa complexidade na montagem dos potes, há também algumas regras a serem seguidas na formação do sorteio. Os times que são do mesmo país e estão em potes diferentes não podem ser sorteados no mesmo grupo. Por exemplo, o Manchester City (pote 1) não pode ser sorteado no mesmo grupo do Manchester United (pote 2), pois ambos são da Inglaterra.

Além disso, os times que são rivais não podem cair no mesmo dia de jogo. Os grupos A, B, C e D jogam em um dia, enquanto os grupos de E a H jogam em outro. Seguindo o mesmo exemplo, caso a Inter de Milão caia no grupo C, o Milan, seu rival local, não pode cair nos grupos A, B ou D. Isso ocorre devido a dois motivos: a segurança do local do jogo e as prioridades televisivas, que exigem da Uefa uma atenção quanto aos horários para que não tenham suas audiências prejudicadas ou divididas com jogos de rivais no mesmo horário.

As restrições de rivais ainda não foram definidas devido à indefinição dos times que se classificarão através dos play-offs. O Celtic, por exemplo, ainda não tem restrição devido a ser o único escocês, mas caso o Rangers consiga conquistar uma vaga na fase de grupos, os dois serão separados. O mesmo vale para o Feyenoord, que é o único holandês garantido nos potes, mas pode ver o PSV Eindhoven se juntar.

DATAS DA UEFA
A fase de play-offs está prevista para ter seu início em 27 de junho e terminar no dia 30 de agosto. O sorteio para conhecer quais serão os grupos acontecerá logo no dia seguinte ao fim das eliminatórias e o primeiro jogo deve acontecer no dia 19 de setembro. A fase de mata-mata terá o chaveamento sorteado no dia 18 de dezembro e a final da competição acontecerá no dia 1 de junho de 2024, no Wembley Stadium, em Londres. Será a oitava vez que o lendário estádio receberá a decisão; a última aconteceu na temporada 2012-13, quando o Bayern de Munique bateu o Borussia Dortmund por 2 a 1.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias