Fernando Santos é demitido da seleção de Portugal após eliminação da Copa do Mundo

No comando desde 2014, técnico é responsável pelos primeiros títulos da seleção, da Eurocopa 2016 e Nations League 2018/19, mas não resiste à queda nas quartas no Catar

imagem cameraFernando Santos foi o primeiro técnico a conquistar um título por Portugal (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)
Avatar
Lance!
Lisboa (POR)
Dia 15/12/2022
15:21
Atualizado em 15/12/2022
17:22
Compartilhar

Agora é oficial: Fernando Santos não é mais técnico da seleção portuguesa de futebol. Nesta quinta-feira, a federação lusitana anunciou a saída do comandante, que estava na equipe europeia desde setembro de 2014.

O fim do vínculo acontece após a eliminação melancólica de Portugal na Copa do Mundo de 2022. O time lusitano perdeu para Marrocos por 1 a 0, nas quartas de final, e deu adeus ao sonho do inédito título mundial.

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Copa do Mundo de 2022 até a final


- Foi uma honra ter podido contar com um treinador e uma pessoa como Fernando Santos na liderança da seleção nacional. A FPF agradece a Fernando Santos e à sua equipe técnica os serviços prestados ao longo de oito anos ímpares e acredita que este agradecimento é feito também em nome dos portugueses - declarou a Federação Portuguesa de Futebol.


Fernando Santos comandou a seleção portuguesa em 109 partidas ao longo desses anos, com 68 vitórias, 21 empates e 20 derrotas. Sob seu comando, Portugal conquistou a Eurocopa 2016 e a Nations League 2018/19.

- Saio com enorme sentimento de gratidão. Enorme pelo privilégio que tive em ser selecionador nacional e pela honra que tive em representar o nosso país. Foi um sonho de vida que realizei, um objetivo de vida que cumpri. Quero agradecer, em primeiro lugar, a todos os jogadores com quem trabalhei desde 2014. Todos, sem exceção - disse Fernando Santos.

+ Messi vai sair da lista? Veja 30 craques que jogaram e nunca venceram a Copa do Mundo

Agora, a expectativa é para saber quem será o substituto de Fernando Santos. De acordo com a imprensa europeia, o nome de José Mourinho, da Roma, é o favorito. Existe a chance, porém, do Special One assumir somente no meio do ano. Neste caso, Rui Jorge, do time sub-21 de Portugal, ficaria como técnico interino.

Siga o Lance! no Google News