Fifa define nova sede do Mundial de Clubes e mudanças no formato para os próximos anos
Arábia Saudita receberá o torneio em 2023 e 2024 ainda no formato atual
O Mundial de Clubes passará por grandes mudanças. Nesta terça-feira, o Conselho técnico da Fifa definiu novos rumos para a competição, tanto em formato, quanto no local de disputa. Já para 2023 e 2024, a Arábia Saudita será a nova sede do torneio. A partir da edição de 2025, um novo formato com 32 equipes participantes.
+ Flamengo em 3º lugar: lembre as colocações dos sul-americanos em Mundiais desde 2005
De acordo com a entidade, o novo Mundial de Clubes será colocado em vigor em 2025, entre junho e julho. A competição passará a ser disputada de 4 em 4 anos, com 32 clubes classificados, tal qual a Copa do Mundo de seleções. A quantidade de vagas para cada confederação já foi definida, mas a distribuição será feita de forma individual pelas respectivas entidades.
NOVA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS DO MUNDIAL DE CLUBES
Uefa (Europa): 12
Conmebol (América do Sul): 6
AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte e Central): 4
OFC (Oceania): 1
País-sede do torneio: 1
+ O novo formato do Mundial de Clubes e a estratégia da Fifa para alavancar a rentabilidade do torneio
NOVA SEDE, VELHO FORMATO
A edição de 2023 e 2024 ainda será no formato atual, com sete clubes na competição (os campeões continentais e o representante do país-sede), e disputado em dezembro, na Arábia Saudita.
O país já vem sediando algumas competições europeias como a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Itália. O país será o terceiro da região do Golfo a receber o Mundial. Emirados Árabes e Catar são outros países que já receberam o torneio. A competição se mantém nos países árabes desde 2017, tendo passado pelo Oriente Médio e pelo Marrocos, que sediou a última edição vencida pelo Real Madrid.